Projeto incentiva aluno de escola pública a alcançar seu potencial

O Fala Sério é coordenado por estudantes da USP e busca inspirar e motivar os jovens a traçarem sua vida pós-ensino médio

16/09/2019 - Publicado há 5 anos
Atividade do projeto Fala Sério na Escola Estadual Guiomar Rocha Rinaldi realizada em maio deste ano – Foto: Reprodução Facebook Fala Sério

.

Motivar, inspirar e promover o autoconhecimento. A partir dessas três ações, um grupo de universitários da USP ajuda jovens que estão no ensino médio a construir o seu futuro por meio da educação. Mais do que entender o caminho profissional a seguir, o grupo auxilia no reconhecimento e busca de sonhos de quem estuda nas escolas públicas da cidade de São Paulo.

O projeto Fala Sério, coordenado por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP, funciona desde 2014 e se baseia na educação e no diálogo. Em parcerias com escolas públicas da capital, a equipe de 21 pessoas realiza duas visitas e organiza atividades para os estudantes pensarem em escolhas pessoais e profissionais.

Para Gabriel Sousa Araújo, que já integrou o Fala Sério, o projeto contribui para aliviar o processo de escolas após o ensino médio, ajudando os alunos a construir caminhos. Em um primeiro encontro com as turmas, os universitários apresentam a própria trajetória para chegar à USP, expondo as dificuldades e dúvidas. “Isso cria uma empatia entre nós e os secundaristas, que se intensifica com a proximidade da idade.”

São realizadas rodas de conversa em grupo e depois uma atividade individual com questionário para os jovens. Essa atividade impulsiona o segundo encontro em que os membros do Fala Sério organizam documentos para cada estudante baseados em suas respostas. Chamados papers, eles contêm informações variadas sobre carreira, estudos e outras possíveis respostas.

Assim, uma orientação breve é dada a cada aluno personalizada para suas próprias perspectivas. E, mesmo que não atinja a todos da mesma maneira, Lucas Paiva, coordenador do grupo, conta que é gratificante. “Queremos dar um estalo nas pessoas. Minha maior alegria é quando eles se interessam em estudar, fazer uma faculdade.”

Há dois anos, o Fala Sério também virou texto do Jornal da USP. A base do projeto, baseado nas visitas às escolas, continua a mesma, mas algumas coisas mudaram nesse meio tempo.

Recentemente, o grupo foi aberto para pessoas de fora da Poli. “Estamos procurando mais histórias, equilíbrio e diversidade no grupo”, contam. No ano passado, o projeto foi selecionado por um edital da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), que os ajudará em infraestrutura, reconhecimento e fornecimento de materiais. E, quem sabe, desenvolver novas frentes, como plataformas de conteúdo on-line.

Quem quiser ter o Fala Sério em sua escola, é só entrar em contato com eles através das redes sociais Facebook, Instagram ou e-mail iniciativafalaserio@gmail.com