As transformações das relações homossexuais e homoafetivas nas últimas décadas

Quem trata do tema nesta edição do “Diversidade em Ciência” é o professor Júlio Assis Simões, da FFLCH

19/08/2019 - Publicado há 5 anos

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Júlio Assis Simões, professor do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que fala sobre as transformações das relações homoafetivas nas últimas décadas.

Segundo Júlio Simões, é possível observar a trajetória da sexualidade, que vai do estigma da sodomia à cidadania da homoafetividade. “Mudanças significativas são observadas também nas terminologias e nos sujeitos sociais”, afirma.

Julio Simões é pesquisador líder do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença da USP (Numas). É também autor do livro O Dilema da Participação Popular: Etnografia de um caso (Editora Marco Zero/Anpocs). Organizou, ainda, os livros Raça, Etnicidade, Gênero e Sexualidade em Perspectiva Comparada (Editora Terceiro Nome) e Na Trilha do Arco-Íris: Do movimento homossexual ao LGBT (Editora Fundação Perseu Abramo).

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentações às terças-feiras, às 2h, e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: https://jornal.usp.br/radio/