Ex-alunos da USP lançam livro para popularizar Darwin e a teoria da evolução

Essa intenção está explícita já a partir do título da obra: “Darwin sem Frescura”

13/08/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

Com o objetivo de desmistificar a teoria da evolução e seu autor, dois ex-estudantes da USP – o biólogo Paulo Pedrosa, mais conhecido como Pirula, e o jornalista Reinaldo José Lopes – estão lançando o livro Darwin sem Frescura. Segundo Pirula, as pessoas ainda não conhecem Darwin e nada sabem sobre a teoria evolutiva. “Elas acreditam numa caricatura”, observa, ao reforçar a necessidade de desmistificar a teoria evolutiva, principalmente num momento em que membros do próprio governo a questionam.

Já para Reinaldo José Lopes, escrever sobre a teoria da evolução, no atual contexto, é também uma oportunidade para desconstruir alguns mitos. Ele não tem dúvidas de que a biologia e a evolução podem contribuir para derrubar preconceitos muitas vezes enraizados na mente das pessoas. Além de derrubar preconceitos, existe o desafio de explicar a teoria mais importante da biologia para um público não especializado, o que implica divulgar a ciência da maneira mais clara e divertida possível, mas sem abrir mão da profundidade. Os autores acreditam que existe um público ávido para saber mais sobre o tema, e sua tarefa é simplesmente preencher essa expectativa.

De resto, como escrevem os autores no início do primeiro capítulo da obra: “Sem a teoria da evolução, a história da vida na Terra não passaria, no fundo, de uma sucessão de fatos desconexos”…a despeito da opinião contrária de alguns. Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da matéria.