Desenvolvimento econômico, uma expressão esquecida pelos economistas

É preciso retomar a discussão sobre modelos de desenvolvimento

 29/07/2019 - Publicado há 5 anos
Por

Logo da Rádio USP

No Brasil se fala cada vez mais em controle de gastos e aumento de impostos, e a ideia de que uma economia para se desenvolver precisa do governo vem sendo cada vez mais colocada de lado. Um evento realizado na Fundação Getúlio Vargas discutiu o novo desenvolvimentismo. De acordo com o professor Gilson Schwartz, a visão ortodoxa que se tem diante da crise de que é preciso cortar gastos públicos e aumentar impostos não combina com retomada do crescimento da economia.

Por outro lado, defender o aumento de gastos de qualquer maneira também não tem consistência nem sustentabilidade. Essa questão também rende discussão na Universidade de São Paulo, não só no departamento de economia, mas também em outras unidades, que buscam através de cursos identificar “qual é o modelo econômico brasileiro”.

Ouça a coluna Iconomia no player acima:

Saiba mais no http://sites.usp.br/Iconomia


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.