Aumento da atividade econômica em São Paulo gera esperança para PIB

Projeção que era de 1% no início do ano passou a ser de 1,7%, representando crescimento acima da média nacional

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o boletim de 2019 a respeito da projeção do PIB paulista, elaborado pela Fundação Seade, e faz uma análise sobre os números obtidos. 

De acordo com o professor Nakabashi, no mês de maio houve “um desempenho da atividade econômica maior do que o previsto”, colaborando assim para a melhora da expectativa de crescimento do PIB, uma vez que, anteriormente, a projeção era de 1% e passou para 1,7%, ambos no período de 2019.

Nakabashi revela que os dados apresentados estão muito acima do que era esperado para o Brasil “pois durante todo o ano foi analisado que a expectativa era apenas de um declínio acentuado”.

No Estado de São Paulo o setor de serviços, incluindo o comércio, representa 75% do PIB, e tem grande importância nas novas projeções para a economia. De acordo com dados históricos, o Estado sempre teve uma representatividade grande na economia nacional, e agora “espera-se que seja suficiente para levantar o humor de investidores”.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar toda quarta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.