Evento sobre inovação empresarial traz mostra de startups

Inova Ribeirão 2019 tem como objetivo promover networking e aumentar visibilidade de empresas

 12/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 15/07/2019 as 7:44
Por
Logo da Rádio USP

O polo tecnológico e de inovação de Ribeirão Preto vem crescendo e recebendo grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Sete instituições, incluindo a Agência USP de Inovação (Auspin), promovem o Inova Ribeirão 2019, um encontro de Negócios em Inovação de Ribeirão Preto e Região, nos dia 16, 17 e 18 de julho. Entre os objetivos do encontro está aumentar a visibilidade do Ecossistema Regional de Inovação e Empreendedorismo e difundir os conceitos desses meios, tendo como principal desafio mudar a cultura empresarial. Flávia do Prado Vicentin, mestre e doutora em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (FEARP) e Agente de Inovação responsável pela Auspin, no polo Ribeirão Preto e Bauru, contou mais sobre o evento em entrevista cedida ao Jornal da USP no Ar.

O Inova Ribeirão 2019 é uma realização da USP em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Ciesp, Sebrae, Senac, Senai, Sincovarp e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.  Flávia conta que “todas essas instituições parceiras terão seus stands oferecendo serviços a empresas. Além disso, também traremos a questão do financiamento da Inovação, falando sobre quais são as políticas públicas sobre isso no Brasil, programas de parcerias, entre tantos outros assuntos. Todas as informações serão transmitidas de forma agregada e simplificada para as empresas, com o objetivo de levar inovação, mostrando que apesar de todos os obstáculos que temos em nosso país, é possível inovar e nos unirmos para oferecer serviços para a sociedade e superar dificuldades”.

O diferencial do encontro é a possibilidade de entrar em contato com investidores e fazer networking. Pequenas empresas, como startups, terão atividades específicas voltadas a seu desenvolvimento, e poderão expor seus casos de sucesso em uma amostra. Para participar, é necessário realizar a inscrição de sua empresa em www.inovaribeirao.org.br. A inovação é o grande destaque e, nesse quesito, o investimento é importante. Por isso, “haverá um painel no primeiro dia do evento, às 10h, chamado ‘Financiamento da Inovação e Modernização das Empresas’, com especialistas de organizações provedoras de financiamento. Serão discutidos mecanismos para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, a fim de que as empresas fiquem sabendo das ferramentas disponíveis e os passos a serem seguidos para submeter seus projetos e obter financiamentos”, conta a agente.

Segundo Flávia, a importância do evento reside na colaboração entre universidade e mundo empresarial: “há uma relação de cooperação muito grande entre empresas e universidade, e dessa forma, conseguimos desenvolver serviços e produtos conjuntamente e oferecê-los para a sociedade”. A região de Ribeirão Preto é conhecida por seus negócios na área da saúde, com a produção de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos,  pelo agronegócio e também por comércio e serviços. Por esse motivo, muitos painéis do evento focarão nessas áreas. A programação completa e a área para inscrições estão disponíveis no site do evento.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.