“Inova Ribeirão” discute novas tendências para comércio, indústria e serviços

Evento de 16 a 18 de julho reúne clientes e fornecedores de tecnologia, servindo de ponte para futuros empreendimentos

 12/07/2019 - Publicado há 5 anos
Por

A Agência USP de Inovação (Auspin) promove, de 16 a 18 de julho, o Encontro de Negócios em Inovação de Ribeirão Preto e Regiãoo Inova Ribeirão 2019. O objetivo é debater temas ligados ao empreendedorismo e à inovação e aproximar as empresas dos principais provedores de soluções e de linhas de crédito. A realização tem parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Ciesp, Sebrae, Senac, Senai, Sincovarp e Prefeitura Municipal.  

Segundo Flávia Oliveira do Prado Vicentin, agente de inovação da Auspin, essa é uma oportunidade de aproximação entre os diversos atores do ecossistema de inovação de Ribeirão Preto e região que se uniram com o objetivo comum de trazer inovação para o interior das empresas e melhorar a competitividade. Flávia afirma que o Inova Ribeirão 2019  “proporcionará às empresas e pesquisadores oportunidades de networking, bem como será um fórum de discussão sobre como é possível superar os desafios existentes no processo de interação empresa-Universidade”. 

Um dos papéis da Auspin, adianta a agente de inovação, é ser “essa ponte” entre o mundo acadêmico e empresarial para promover a transferência de tecnologia. “Participar do evento é uma maneira de divulgar o trabalho realizado na USP e os mecanismos possíveis de interação, bem como dialogar com as empresas e captar as suas demandas.”

A aproximação dos atores do ecossistema de inovação da região de Ribeirão Preto também é ressaltada pela vice-coordenadora da Auspin, Geciane Silveira Porto. “O Inova é uma oportunidade única de construirmos aproximação entre todos os atores do ecossistema de inovação, de forma a discutirmos em conjunto possibilidades de superar os desafios tecnológicos existentes para melhorarmos o desempenho das nossas empresas a partir da transferência de tecnologia da Universidade e institutos de pesquisa.”

Arte de kjpargeter/Freepik em Foto: ICAPlants via Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Dorival Balbino, acredita no potencial de inovação das empresas e startups da região de Ribeirão Preto, principalmente pela proximidade das instituições de ciência e tecnologia; por isso, “a importância de se criar um evento deste tipo com o objetivo de sensibilizar os empreendedores para que busquem conhecimento na área de inovação, pois é isso que vai definir a sobrevivência de uma empresa a médio e a longo prazo”. 

Enquanto isso, Valdeir Donizete Borges, coordenador de atividades técnicas do Senai, lembra que o evento deve mostrar inovações que já estão em andamento “na nossa região, mas não são divulgadas”. Como o Inova colocará “clientes e fornecedores de tecnologia frente a frente, deve proporcionar a cada um dos participantes atuar como provedor de solução em toda a cadeia produtiva”. 

Entre oportunidades de negócios e inovação, serão discutidas transição digital, inovação de empresas, linhas de crédito, indústria 4.0, nanotecnologia, marketing digital, internet das coisas e startups. Para participar, os interessados devem se inscrever antecipadamente, pois as vagas são limitadas. A inscrição é solidária e custa um pacote de fraldas geriátricas. 

Inova Ribeirão

Data | 16, 17, e 18 de julho
Horário | a partir das 8h30
Local | Senai – Rua Capitão Salomão, 1.813 – Campos Elíseos – Ribeirão Preto-SP
Inscrição e mais informações | https://www.inovaribeirao.org.br

Com informações da OPA Assessoria de Comunicação


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.