Universidade empossa novos membros do Conselho Consultivo

Entre os temas discutidos estavam os recursos extraorçamentários e as políticas de inclusão social da Universidade

03/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 14:59
O Conselho Consultivo tem, entre outras, a atribuição de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade – Foto: Erika Yamamoto/Assessoria de Imprensa da USP

Na primeira reunião do ano, o Conselho Consultivo da USP apresentou três novos membros: o deputado estadual Daniel José, como representante do Poder Legislativo; o professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), José de Souza Martins, como representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); e o ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini. O encontro aconteceu no dia 3 de julho, no prédio da Reitoria.

No encontro, a coordenadora do Escritório Alumni USP e professora da Faculdade de Odontologia (FO), Marina Helena Cury Gallottini, fez uma apresentação sobre o Portal que reúne os ex-alunos da Universidade e as atividades desenvolvidas pelo Escritório.

Entre outros temas, foram discutidos na reunião as demandas de órgãos do Governo, os recursos extraorçamentários e as políticas de inclusão social e de permanência estudantil.

Além dos conselheiros, participaram da reunião a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat; e o secretário-geral Pedro Vitoriano de Oliveira.

O que é

O Conselho Consultivo tem, entre outras, as atribuições de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade; opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo reitor e pelo Conselho Universitário; e opinar sobre o desempenho da Universidade.

Além do reitor Vahan Agopyan e do vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, integram o Conselho o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal; o economista José Alexandre Scheikman; o engenheiro Pedro Wongtschowski; o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), Carlos Alves Moura; e a ex-ministra de Administração e Reforma do Estado, Cláudia Costin.