A fotografia árabe contemporânea reunida em catálogo

O trabalho de 14 fotógrafos rompe com estereótipos e traz o cotidiano dos conflitos e processos migratórios

 27/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 29/05/2019 as 13:21

Logo da Rádio USP

Para quem não viu a mostra Taswir: a fototografia árabe contemporânea, apresentada pelo Instituto Tomie Ohtake, tem à disposição um catálogo com todas as imagens de 14 fotógrafos de várias regiões da África, Golfo Arábico e Oriente Médio. Em sua coluna Ouvir Imagens,  Giselle Beiguelman comenta a importância de observar esse trabalho (ouça o player acima).

“A maior parte das exposições fica pouco tempo em cartaz e isso faz com que seus registros sejam um recurso precioso para ver ou rever trabalhos importantes”, observa a professora. “O catálogo reproduz as imagens da mostra, que nos colocam em contato com paisagens, territórios e posturas corporais a um só tempo muito diferentes do que estamos acostumados a ver e com temáticas comuns no mundo contemporâneo, como o feminismo e o impacto da mineração na população.”

Os fotógrafos, segundo a professora, propiciam uma reflexão sobre os fluxos migratórios da atualidade. “As imagens rompem com os estereótipos do que se convencionou relacionar com o mundo árabe, em geral, centrados na experiência religiosa e nas guerras. De forma singular, apresentam o cotidiano dessa zona tão marcada pelos conflitos bélicos”.

Giselle Beiguelman, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, chama a atenção para a série Fronteiras, do sírio Jaber Al Azme. “Em suas imagens. ambientadas em paisagens desérticas e ensolaradas, prevalecem o vazio e a dor dos processos migratórios e a força da luta pela sobrevivência.” Destaca também as fotos de Roger Grasas, um artista catalão que vive entre Barcelona e Riad e que tem um site excelente, contemplando sua produção.

“Grasas registra as transformações do modo de vida que a globalização e as novas tecnologias trouxeram às cidades de países como a Arábia Saudita, o Catar e os Emirados Árabes. São fotos absolutamente surpreendentes, com ângulos inusitados, que incidem especialmente na urbanização das paisagens desérticas”, observa. “Suas fotos revelam um cenário em que se combinam os traços da herança tradicional do Islã com os espaços pós-modernos do mundo digital.”

Mais informações sobre o catálogo Taswir: a fotografia árabe contemporânea, acesse www. desvirtual.com


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.