Curso da USP ensina como fazer projetos e instalação de painéis solares

Participantes poderão acompanhar a elaboração e construção de sistemas fotovoltaicos em São Carlos; inscrições até 5 de abril

25/03/2019 - Publicado há 5 anos
Participantes irão aprender os procedimentos de instalação dos painéis fotovoltaicos – Foto: Divulgação

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, está com inscrições abertas para a terceira edição do Curso Solar Fotovoltaico. A iniciativa ensina profissionais a desenvolverem projetos de painéis solares no computador e a instalar esses sistemas em diferentes ambientes. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de abril pelo Sistema Apolo da USP.

O curso é dividido em dois módulos. O primeiro deles é Introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de abril. Os participantes irão aprender sobre o dimensionamento básico do sistema fotovoltaico; a leitura de mapas solarimétricos, que mostram a incidência de radiação em diferentes países; os procedimentos de instalação dos painéis fotovoltaicos; a ligação do sistema no quadro de força; os passos para a configuração central de monitoramento e até mesmo as etapas para solicitar conexão a estudantes, técnicos, empreendedores e qualquer outra pessoa interessada em investir no ramo.

No dia 14 de abril, ocorre o segundo módulo, Dimensionamento Avançado de Sistemas Fotovoltaicos Usando PVsyst, voltado a profissionais específicos da engenharia elétrica. Nele, os interessados aprenderão sobre projetos de sistemas fotovoltaicos em 3D com a utilização do software PVsyst. No programa de computador, os participantes irão trabalhar sombreamento; projeção em telhados, lajes e estacionamentos e estudarão a viabilidade financeira do sistema proposto. Para participar desse processo, o aluno deve trazer notebook com o software instalado, de preferência, a última versão.

Primeiro sistema fotovoltaico da USP São Carlos foi instalado no SEL – Foto: Divulgação

O primeiro módulo tem custo de R$ 500, que podem ser parcelados em duas vezes de R$ 300 ou em três vezes de R$ 200. Já o segundo tem valor de R$ 400 à vista, mas também há as opções de duas parcelas de R$ 250 ou três de R$ 166,70.

Cada curso conta com 100 vagas. As aulas serão ministradas no campus da USP, em São Carlos, pelo professor Elmer Cari, da EESC, pelo mestrando em engenharia elétrica Francisco Lemes, bem como por monitores da graduação e pós-graduação. Os participantes poderão acompanhar na prática os conteúdos ministrados, já que Cari coordenou o projeto que possibilitou a instalação do primeiro sistema fotovoltaico da USP, em São Carlos, localizado na cobertura de um dos prédios do SEL, que será utilizado como demonstrativo aos alunos. O sistema projetado pelo docente faz parte de sua pesquisa relacionada à estimação de parâmetros e previsão de potência em usinas fotovoltaicas.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), pelos telefones (16) 3373-8275 ou (16) 3373-9337, por WhatsApp (16) 98120-1678 ou através do e-mail cursosolar@eesc.usp.br.

Henrique Fontes/Assessoria de Comunicação do SEL