Questão ambiental deve ser discutida em todas as suas implicações

Esta edição do “Diversidade em Ciência” traz dois especialistas para a discussão do tema em seus mais variados aspectos

 18/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 22/04/2019 as 16:13

 

No Diversidade em Ciência desta semana, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Adriana Abelhão, economista, jornalista, educadora e ativista ambiental, e Guilherme José Purvin de Figueiredo, doutor em Direito pela USP e coordenador geral da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil.

Durante a entrevista, eles falam sobre a questão ambiental e os interesses políticos e econômicos, apresentando um panorama do que vem acontecendo em diversas regiões do Brasil.  “É possível observar na atualidade problemas graves na ética ambiental, em perspectiva jurídica; também é preciso ampliar o conceito de questões ambientais e trazer para a temática as diversidades, os refugiados e tantas outras problemáticas sociais”, afirma Guilherme Purvin.

Para Adriana Abelhão, as questões ambientais passam também por conhecimentos antropológicos e educativos. “São gestos cotidianos, como, por exemplo, prestar atenção na linguagem; não dizer ‘índio’, mas povos originários, já representa o início de um respeito às culturas e ao entendimento ambiental”, afirma.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e os direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, sendo reapresentado às terças-feiras, às 2 horas, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP,  Ricardo Alexino Ferreira, com  operação de áudio de João Carlos Regale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/
 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.