Retórica de Trump contra a mídia vem funcionando, aponta pesquisa

O colunista Lins da Silva teme que a mesma situação possa se repetir no Brasil do presidente Jair Bolsonaro

 17/12/2018 - Publicado há 5 anos

Nos EUA, uma pesquisa recente indica que a retórica do presidente Donald Trump contra a mídia vem funcionando, constatação que o professor Carlos Eduardo Lins da Silva vê com alguma preocupação, inclusive porque “isso pode ser um pano de fundo para o que talvez aconteça no Brasil a partir de 2019”. A mídia americana tem sido extremamente crítica no julgamento do presidente Trump. No entanto, esse criticismo parece não ser muito bem-visto por uma porcentagem significativa dos cidadãos dos EUA. Para 37% dos americanos, a culpa do tom negativo que existe na política americana é dos meios de comunicação e 35% dizem que é do Trump.

Na opinião do colunista, isso mostra que a tática que a imprensa tem usado para criticar o presidente Trump não tem tido boa repercussão na sociedade. Lins da Silva teme que isso também possa vir a ocorrer no Brasil, até porque acredita que uma boa parte dos brasileiros concorda com os valores morais do presidente eleito Jair Bolsonaro.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.