Rádio USP resgata Inconfidência Mineira com música e poesia

Programa “USP Especiais” apresentou obras de Cecília Meireles, do compositor César Guerra-Peixe e artistas da MPB

 04/01/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2018, a Rádio USP (93,7 MHz) relembrou a Inconfidência Mineira através da música e da poesia. O programa USP Especiais reuniu o lirismo do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, à música erudita e popular.

O programa apresentou a peça Museu da Inconfidência – Impressões de uma visitação em 1966, do compositor erudito César Guerra-Peixe e Exaltação a Tiradentes, samba-enredo da escola Império Serrano, vencedor do Carnaval carioca de 1949. Trouxe também Tiradentes, de Ary Toledo, gravada ao vivo no programa O Fino da Bossa em 1966, Traição, de Tunai e Sérgio Natureza, Sonhos Brasis, de Gonzaguinha, e Nosso herói e Ah, se eu me apanho em Minas, de Tavinho Moura e Fernando Brant. Completou o episódio Tema de Os inconfidentes, de Chico Buarque com letra de Cecília Meireles.

O programa tem roteiro, montagem e locução de Gustavo Xavier, interpretação dos poemas por Cido Tavares, e roteiro, pesquisa sonora e voz adicional por Amanda Ferraresi.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

USP Especiais vai ao ar às sextas-feiras, às 21 horas, com reapresentação aos sábados, também às 21 horas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.