Professores da USP são eleitos para academias de Ciências

Professores da USP estão entre os eleitos para as academias brasileira e mundial de Ciências

07/12/2018 - Publicado há 5 anos
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgou o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados, que serão empossados em maio de 2019. A Assembleia Geral foi realizada na manhã da quarta-feira, dia 5 de dezembro.

Dos 46 novos membros eleitos, cinco são da USP:

Yoshiko Wakabayashi  Instituto de Matemática e Estatística (IME)
Ricardo Ivan Ferreira da Trindade    Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG)
Niels Olsen Saraiva Câmara  Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)
Diogo de Oliveira Soares Pinto Instituto de Física de São Carlos (IFSC)
Tiago Pereira da Silva Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

.
Com a eleição deste ano, se elevaram os números de mulheres (de 15% para 33% dos membros) e professores de fora da região Sudeste (de 25% para 28%). Márcia Barbosa, diretora da ABC, explica que, para além de uma necessidade democrática, a diversidade é um instrumento de eficiência. “Neste sentido, como pesquisadores, precisamos nos despir dos vieses sociais e tentar ativamente construir instituições mais diversas”, comentou em nota divulgada pela instituição.

Veja a lista completa dos novos integrantes no site da ABC.

Já a Academia Mundial de Ciências (TWAS) também elegeu novos membros. Dentre os cinco brasileiros eleitos, está o professor Yoshiharu Kohayakawa, do IME.  A lista completa pode ser acessada no site da TWAS.

Mais informações: e-mail abc@abc.org.br, Associação Brasileira de Ciências, site da TWAS.