Em Bauru, hospital da USP oferece cursos gratuitos na área da saúde

Há vagas para mestrado, doutorado, práticas profissionalizantes e atualização; inscrições até 25 de janeiro

 13/12/2018 - Publicado há 5 anos
Fachada do HRAC em Bauru – Foto: Adauto Nascimento/HRAC

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, está com processos seletivos abertos que oferecem, ao todo, 61 vagas para cursos de pós-graduação stricto sensulato sensu e de extensão na área da saúde.

São cursos de mestrado e doutorado, práticas profissionalizantes e atualização, todos gratuitos. As inscrições serão recebidas até o mês de janeiro.

Reconhecido como hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, o HRAC atua na área de ensino há mais de duas décadas e já titulou cerca de 1.500 mestres, doutores e especialistas.

Mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, oferece 45 vagas, sendo 27 para mestrado e 18 para doutorado. Podem participar da seleção pessoas com graduação nos mais diversos cursos das três grandes áreas de conhecimento (biológicas, exatas e humanidades).

Os candidatos devem ter: formação superior compatível com as linhas de pesquisa do programa; disponibilidade de dedicação integral ao curso, incluindo atividades ambulatoriais e assistenciais no hospital; proficiência em língua inglesa, além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico nos últimos cinco anos (para candidatos ao doutorado).

Único no País e no mundo em sua área de concentração, o Programa de Ciências da Reabilitação do HRAC teve sua nota de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) elevada para 5 em 2017, que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção cientifica e captação de fomento.

Outro destaque do programa é a ampla possibilidade de internacionalização, com intercâmbios e pesquisas por meio de convênios com grandes universidades e instituições de ensino de países como Chile e Peru (América do Sul), Estados Unidos (América do Norte), Inglaterra, Suécia e Ucrânia (Europa) e Japão (Ásia).

O edital completo, formulário de inscrição e súmula curricular estão disponíveis no site. As inscrições serão recebidas no período de 3 a 18 de dezembro e de 2 a 25 de janeiro. A seleção será realizada no dia 4 de fevereiro, por meio de questionário escrito, prova específica, e discussão e análise curricular. Os cursos terão início no dia 25 de fevereiro.

Práticas profissionalizantes

A Prática Profissionalizante em Cirurgia Craniofacial para Tratamento de Deformidades Congênitas e Adquiridas da Face oferece uma vaga para candidatos com graduação em medicina e residência médica concluída em otorrinolaringologia, cirurgia plástica ou cabeça e pescoço.

Para a Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, são três vagas para candidatos com graduação em odontologia.

Já a Prática Profissionalizante em Rinologia (Cirurgia Endoscópica, Cirurgia Plástica da Face e Craniofacial) oferece uma vaga. Os candidatos devem ser graduados em medicina e ter residência médica em otorrinolaringologia concluída.

Também são oferecidas três vagas para a Prática Profissionalizante em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis, voltada a profissionais com graduação em medicina e residência médica em otorrinolaringologia concluída.

As Práticas Profissionalizantes têm duração de um ano, com início em 7 de março de 2019. A carga horária é de 40 horas semanais de atividades teóricas e práticas. As inscrições serão realizadas de 14 a 25 de janeiro de 2019, pelo sistema Apolo e com entrega de currículo documentada. As datas, horários e locais das seleções serão divulgados posteriormente no site do Centrinho.

Atualização

São oferecidas oito vagas para o Curso de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva, que tem duração de um ano e carga horária semanal de 40 horas. Os interessados devem ter graduação em odontologia e poderão se inscrever de 14 a 25 de janeiro pelo sistema Apolo. A prova teórica de conhecimentos específicos, a prova prática e a discussão e análise curricular ocorrerão no dia 4 de fevereiro. O início do curso será em 25 de fevereiro.

Inscrições e mais informações

Para os cursos de mestrado e doutorado, as inscrições serão recebidas na Seção de Pós-Graduação do HRAC, em dias úteis, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Edital completo no site.

Já para os demais cursos, as inscrições devem ser feitas em duas etapas, on-line, pelo sistema Apolo, com entrega da documentação exigida na Seção de Apoio Acadêmico do hospital, em dias úteis, das 14 às 17 horas. Os editais podem ser consultados na página.

O HRAC/Centrinho fica localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru, São Paulo CEP 17012-900. Inscrições via Correios deverão conter a documentação exigida nos editais e será considerada como data de inscrição a data da postagem nos Correios.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppg.hrac@usp.br e telefone (14) 3235-8434 (Seção de Pós-Graduação) ou pelo e-mail saac@usp.br e telefone (14) 3235-8420 (Seção de Apoio Acadêmico).

Relação completa de cursos, vagas e inscrições:

Curso Vagas Inscrições
Mestrado e Doutorado 45 03 a 18/12/2018 e 02 a 25/01/2019
Prática Profissionalizante em Cirurgia Craniofacial 01 14 a 25/01/2019
Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial 03 14 a 25/01/2019
Prática Profissionalizante em Rinologia 01 14 a 25/01/2019
Prática Profissionalizante em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis 03 14 a 25/01/2019
Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva 08 14 a 25/01/2019
Total 61

 

Da Assessoria de Imprensa do HRAC/Centrinho


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.