Fome e desperdício de comida demandam solução global

Para especialista em ciência ambiental, as etapas de produção e distribuição de alimentos precisam de mais equilíbrio

 13/11/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), uma em cada sete pessoas no mundo sofre com desnutrição, e um terço de toda a comida produzida mundialmente é perdida todo ano. Um dos maiores desafios atuais é o de conciliar esses dois problemas, tornando um a solução do outro.

Para Wagner Costa Ribeiro, professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e especialista em ciência ambiental, a questão da perda de alimentos deve ser pensada em duas formas: a perda do alimento em si e o exagero na alimentação, principalmente em países mais ricos. O professor lamenta que não existam medidas claras para combater o desperdício. “Na verdade, nós temos que ter uma maior racionalidade na produção do alimento, uma maior capacidade de conservação do alimento e fazer com que, da produção até o consumo, todas essas etapas sejam bem equilibradas.”

Outro problema que reforça esse desequilíbrio estrutural é o da concentração de renda, que permite o aumento do desemprego. Somado a isso, há um outro problema que Ribeiro ressalta: o valor gasto na colheita muitas vezes é mais caro do que o próprio preço da venda do alimento, fazendo com que seja desvantajoso. “Nós temos grandes grupos internacionais que acabam atuando com muita força nesse segmento e acabam monopolizando a distribuição de comida, que é de fato um grande problema internacional” destaca.

A erradicação da fome no mundo é uma das Metas do Milênio, que tem prazo até 2030. Segundo o último relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 12% da população mundial ainda passa fome.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.