Orquestra Sinfônica da USP dá início ao projeto Roda de Conversa

Nos dias 6, 7 e 9, dois grandes nomes da música internacional conversam com estudantes na Cidade Universitária

05/11/2018 - Publicado há 5 anos
A violista norte-americana Jennifer Stumm e o maestro suíço Johannes Schlaefli – Fotos: Angela Murray (Jennifer Stumm) e Judith Stadler & André Uster (Johannes Schlaefli)

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) acaba de criar o projeto Roda de Conversa. O objetivo da iniciativa é promover encontros entre jovens estudantes de música e grandes nomes da música orquestral e de câmara. A primeira edição do evento será realizada nesta semana, nos dias 6, 7 e 9. Nos dias 6 e 7, o encontro será com o maestro suíço Johannes Schlaefli. No dia 9, a conversa será com a violista norte-americana Jennifer Stumm.

O Roda de Conversa é aberto a estudantes de música – tanto da USP como da comunidade externa à Universidade – interessados em conversar sobre carreira, preparação geral e estudos. As inscrições são gratuitas e devem serem feitas somente on-line.

Por meio do Roda de Conversa, os estudantes terão a oportunidade de falar, pedir conselhos sobre a carreira musical e acadêmica, tirar suas dúvidas quanto à sua formação e ao que devem estudar de fato, destaca a vice-diretora da Osusp, Mayra Moraes. “O esforço de trazer nomes conhecidos mundialmente serve perfeitamente para dar fôlego aos novos e antigos alunos, para que eles se sintam capazes de projetar seus nomes mundo afora.”

A ideia do projeto se deu pelo fato de que, nos cursos promovidos regularmente pela Osusp, os maestros convidados e os alunos dificilmente conseguiam encaixar em suas agendas um horário para conversar sobre a carreira de músico. Isso fez com que a diretoria da orquestra pensasse num evento que permitisse essa interação. “Criamos o Roda de Conversa para aproveitar a presença de grandes mestres entre nós e fazer com que os jovens tenham mais contato com eles”, explica Mayra.

Foi combinado que os mestres que viessem para os cursos da Osusp deveriam separar duas horas para o projeto Roda de Conversa. Havia o receio de a iniciativa não dar certo, em razão do fato de que eles têm sempre a agenda lotada. Mas, segundo Mayra, Jennifer e Schlaefli aceitaram a proposta prontamente. “Eles abraçaram a ideia para poder proporcionar esse momento, que pode ser único para muitos estudantes.”

O Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, na Cidade Universitária – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nesta terça-feira, dia 6, às 13 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, Schlaefli vai falar sobre a Suíte de O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky, e sobre uma peça do húngaro Bela Bartók. Já na quarta-feira, dia 7, também às 13 horas na BBM, ele vai conversar com os jovens e passar algumas orientações de carreira para eles.

Na sexta-feira, dia 9, às 14h30, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, Jennifer Stumm vai abordar o tema Para além do estudo: como construir uma sólida carreira musical. A violista é diretora do Illumina Festival, evento anual que tem como meta justamente preparar jovens músicos da América Latina para a carreira musical.

O evento Roda de Conversa, da Orquestra Sinfônica da USP, será realizado nos dias 6, 7 e 9 de novembro. Nos dias 6 e 7, às 13 horas, o encontro será com o maestro Johannes Schlaefli, na Sala de Música Heitor Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, sem número, Cidade Universitária, em São Paulo). No dia 9, às 14h30, o evento será com a violista Jennifer Stumm, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP (Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 310, Cidade Universitária, em São Paulo). A inscrição é grátis e deve ser feita pelo e-mail everton.augusto.costa@usp.br (o e-mail deve ter como título “Rodas de Conversas” e informar o nome completo do interessado). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sinfonica@usp.br, pelo telefone (11) 3091-3000 e no site www.osusp.prceu.usp.br.