Osusp abre a temporada 2014 com concerto na Sala São Paulo

A Orquestra Sinfônica da USP inicia sua programação de 2014 com um concerto na Sala São Paulo, nesse domingo. Amanhã, a orquestra fará uma apresentação reduzida, gratuita, na Tenda Cultural Ortega y Gasset.

08/05/2014 - Publicado há 10 anos

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre a temporada de 2014 com um concerto na Sala São Paulo, nesse domingo, dia 11 de maio, às 16h. O espetáculo contará com a presença do clarinetista Ovanir Buosi, como solista convidado, e do maestro Wagner Polistchuk.

A Osusp inicia sua programação de 2014 com um concerto na Sala São Paulo, nesse domingo, que contará com a presença do clarinetista Ovanir Buosi. Amanhã, a orquestra fará uma apresentação reduzida, gratuita, na Tenda Cultural Ortega y Gasset

A apresentação começa com a Abertura Leonora nº 3 em Do Maior, uma das quatro aberturas compostas para a ópera Fidélio, de Beethoven. Depois, Buosi, que ocupa a cadeira de Primeiro Clarinete Solista da Osesp desde 1997, executará o Concerto para Clarineta, do compositor britânico Gerald Finzi. A noite se encerra com a apresentação da Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior, de Robert Schumann, também conhecida como Sinfonia Renana.

A temporada de 2014 terá a participação de três regentes convidados. O maestro do Theatro da Paz, de Manaus, Luiz Fernando Malheiro, conduzirá o concerto de agosto. Em setembro, é a vez do alemão Nicolás Pasquet e, em outubro, é o suíço Johannes Schlaefli que comanda a orquestra. Entre os solistas, os destaques são a coreana Ah Ruem Ahn; Anna Skalova, dos Estados Unidos; e a pianista brasileira Karin Fernandes. A programação completa pode ser conferida pelo site da Osusp.

Os ingressos para o concerto de domingo na Sala São Paulo custam de R$ 13,00 a R$ 63,00, e podem ser adquiridos pela internet. A Sala São Paulo fica na Praça Júlio Prestes, 16, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3367-9500.

O livro é distribuído gratuitamente a Unidades da USP, bibliotecas e outras instituições

Amanhã, dia 9 de maio, às 12h, a Osusp também faz uma apresentação reduzida do concerto na Tenda Cultural Cultural Ortega y Gasset, com entrada gratuita. A Tenda está localizada na Praça do Relógio, s/n, Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3091-1933.

“Memórias Osusp”

Fundada em 1975, a Orquestra Sinfônica da USP tem o papel de estimular a educação e a cidadania, em sentido amplo, por meio da música. Entre suas principais propostas estão passar o legado de grandes mestres e apresentar novas propostas e estilos ao público da Universidade e de fora dela.

Prestes a completar 40 anos, a orquestra tem sua trajetória celebrada no livro comemorativo “Memórias Osusp”, escrito por Edson Leite, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e diretor da Osusp desde 2010. Em edição bilíngue português/inglês, o livro também traz fotos históricas e reproduções dos programas dos concertos da orquestra ao longo dos anos. (Leia a matéria publicada sobre o assunto no Jornal da USP dessa semana.)