Você sabe o que é a cisterna cerebelobulbar? Professor explica

Ela pode ser abordada em casos de necessidade para diagnóstico entre meningite de origem viral, fúngica e bacteriana

 29/10/2018 - Publicado há 5 anos
Por

Nesta edição do Anatomia Responde, o professor Luis Fernando Tirapelli descreve uma das mais importantes sintopias localizada no segmento cabeça: a relação entre a cisterna cerebelobulbar ou magna com o espaço entre a base do crânio e o atlas para a punção de liquor.

Segundo Tirapelli, “a cisterna cerebelobulbar possui importância clínica pela sua localização, pois pode ser abordada para a punção de liquor nos casos de necessidade de um diagnóstico preciso, por exemplo, entre uma meningite de origem viral, fúngica e bacteriana. O acesso para a coleta ou punção do liquor ocorre entre a base do crânio ou do osso occipital e o arco posterior do atlas, que é a parte posterior da primeira vértebra cervical ou do pescoço”.  

O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e pode ser conferido na íntegra no áudio acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.