Para produção dos biscoitos, foram aproveitados talo de abacaxi, miolo de maçã e casca de melão

29/10/2018 - Publicado há 5 anos
Os biscoitos vitaminados seriam uma alternativa para o aproveitamento de sobras e aparas de frutas que possuem compostos nutricionais para a saúde humana – fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes – Foto: Nataly Maria Viva de Toledo

.

Segundo a autora da pesquisa, é importante se pensar em alternativas e aplicações para o grande volume de resíduos alimentares (cascas, sementes, bagaço e talos) descartados pelas indústrias alimentícias. Para a cientista de alimentos, tais materiais, quando não recebem  tratamento adequado, podem representar fontes de contaminação ambiental e custos operacionais. A produção dos biscoitos seria uma alternativa para o aproveitamento de sobras e aparas de frutas que possuem compostos nutricionais importantes, como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, relata.

Nataly Maria Viva de Toledo – Foto: Arquivo pessoal

A opção pelos biscoitos foi baseada no fato deste produto ser considerado um alimento versátil, de baixo custo e ter boa aceitação por pessoas de diversas idades e classes sociais. Os resíduos foram provenientes de uma indústria de alimentos minimamente processados localizada no município de Engenheiro Coelho, no interior de São Paulo. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que, quanto aos benefícios nutricionais, a adição de subprodutos de frutas contribuiu para elevar o teor de fibras e minerais dos biscoitos, com destaque para os cookies elaborados com cascas de melão. Já quanto às propriedades antioxidantes, as formulações de biscoitos acrescidas de miolo de maçã e cascas de melão foram as que apresentaram resultados mais relevantes.

De acordo com a pesquisadora, vale destacar que, antes de serem utilizados para consumo humano, os subprodutos de frutas passaram por análises microbiológicas e de resíduos de defensivos agrícolas. “Além disso, evidências sobre a não toxicidade desses subprodutos foram averiguadas na literatura disponível. Todas essas precauções são importantes para garantir que os alimentos disponibilizados à população estavam aptos para consumo humano.”

Caio Albuquerque/Divisão de Comunicação Esalq

Mais informações: (19) 3447-8813 ou 3429-4109