Projeto de lei quer advertir atletas nas bulas de remédio

Objetivo é evitar que os esportistas usem por engano substâncias que possam ser pegas no doping

 22/10/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Um projeto de lei está em tramitação na Câmara dos Deputados para exigir que as bulas dos medicamentos venham com alerta para atletas caso contenham substâncias que possam ser pegas no doping. A medida tem como objetivo evitar o uso inadvertido dessas substâncias. Já houve casos de atletas que foram pegos no doping por terem ingerido remédios para gripe.

Foto: Fabio Hofnik Visualhunt.com / CC BY-NC

O professor Guilherme Artioli, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, que trabalha com nutrição esportiva e fisiologia do exercício, explica que é de responsabilidade do atleta toda e qualquer substância que é encontrada em seu organismo. Sendo assim, essa medida auxiliaria no esclarecimento das substâncias proibidas para esportistas.

Além disso, também auxiliaria os próprios profissionais da saúde a não prescreverem medicamentos que possam prejudicar o atleta. “Se o atleta vai se consultar com um médico que não está ciente desses procedimentos, ele pode inadvertidamente introduzir no seu próprio corpo uma substância proibida”,  explica Artioli.

O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pelas comissões do Esporte; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.