Como a tecnologia pode ajudar na sustentabilidade financeira das universidades?

HackathonUSP dará 24 horas para participantes proporem soluções durante maratona nos dias 10 e 11 de novembro

23/10/2018 - Publicado há 5 anos

.
A Tecnologia Financeira (Fintech) consiste na aplicação de tecnologia para oferecer produtos e serviços financeiros, como as empresas PagSeguro e Nubank. Nos dias 10 e 11 de novembro, em São Paulo, o HackathonUSP desafia os participantes a encontrar maneiras de utilizar a fintech para promover a sustentabilidade financeira das universidades.

Em apenas 24 horas, os participantes, organizados em times, devem desenvolver um protótipo de software ou hardware que proponha uma solução criativa envolvendo fintech. Os projetos serão julgados levando em conta a criatividade, o design, o impacto e o funcionamento.

O hackathon é voltado para os alunos da USP e está sendo organizado pelo USPCodeLab (UCL), em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) e o Hardware Livre (HL). O total de vagas do evento é para 75 pessoas. Os selecionados serão escolhidos para permitir a presença de participantes de todas as especialidades (desenvolvedores, designers, negócios etc.) e experiências (novatos e veteranos de hackathons).

Todos os inscritos devem ter vínculo comprovado com a USP e, caso sejam selecionados, devem comprová-lo no dia do evento. Os participantes serão selecionados conforme o critério listado neste link.

A maratona de programação será no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo, das 15 horas do dia 10 de novembro até as 16 horas do dia 11. As inscrições são individuais e devem ser feitas até as 22 horas do dia 24 de outubro no site do hackathon.

Ocorrerá também um pré-evento no dia 9 de novembro, das 14 às 18 horas, com palestras, incluindo dicas de hackathons para iniciantes com o UCL, uma mentoria sobre os hardwares disponíveis durante o evento com o HL, uma introdução a técnicas de ideação com o NEU e uma sessão de recomendações sobre pitches.

Prêmios

Os três primeiros projetos serão premiados. O primeiro lugar leva: Samsung Smartwatch, troféu impresso em 3D e medalha do HackathonUSP; o segundo lugar ganha: Google Home Mini, Google Chromecast  e medalha do HackathonUSP; e o terceiro lugar conquista: JBL Go 2, cupom de crédito na Udemy e medalha do HackathonUSP.