Democracia está em xeque em todo o mundo

Para ilustrar a tese, o professor Álvaro Moisés cita obra de um pesquisador norte-americano, além de pesquisas sobre o tema

 28/08/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Um livro escrito por um pesquisador norte-americano, cujo tema é a crise das democracias no mundo, ilustra várias situações em que líderes políticos eleitos violam regras democráticas, incentivam a violência, contestam a legitimidade de seus adversários, menosprezam direitos humanos e até atacam direitos civis.

No caso do Brasil, o professor José Álvaro Moisés cita que o sistema de representação política está em crise. Pesquisas mostram que mais de 90% dos entrevistados declararam que não se sentem representados pelos partidos políticos. O próprio professor Álvaro Moisés realizou uma pesquisa, em 2014, que mostra que 45% dos entrevistados opinaram que a democracia pode funcionar sem os partidos políticos e outros quase 45% disseram que pode funcionar sem o Congresso Nacional.

Ouça, no link acima, a íntegra da Coluna A Qualidade da Democracia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.