Simulador de manobras de navios concorre a prêmio de inovação

Projeto do Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) desenvolvido pela Poli é finalista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2016

 08/07/2016 - Publicado há 8 anos
Simulador Marítimo Hidroviário prever procedimentos de atracação arriscados e simular as condições de comando de embarcações após obras em portos | Foto: Divulgação
Simulador Marítimo Hidroviário permite prever manobras de atracação arriscadas | Foto: Divulgação

A Escola Politécnica (Poli) da USP é uma das finalistas no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2016, com o projeto do Simulador Marítimo Hidroviário (SMH).

Promovido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a iniciativa tem por objetivo reconhecer e premiar tecnologias inovadoras, que tenham aplicabilidade nas indústrias dos setores representados, e que foram desenvolvidas por instituições de ciência e tecnologia e empresas nacionais com recursos da Cláusula de P,D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), que prevê que um percentual da receita

obtida pelas empresas na exploração de petróleo e gás natural seja aplicado em projetos científicos e tecnológicos.

O SMH é um sistema 100% nacional, que reproduz no computador condições do mar e outras variáveis de alguns dos principais portos brasileiros, além da situação de embarcações – vazia ou carregada, por exemplo. O equipamento foi desenvolvido por uma equipe coordenada pelo professor Eduardo Aoun Tannuri, do Tanque de Provas Numérico (TPN), laboratório da Poli.

O sistema concorre no Prêmio ANP na Categoria 1 – Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional em colaboração com empresa petrolífera. “Este resultado mostra a importância do trabalho de pesquisa de nossos professores, alunos e técnicos e da parceria com o setor produtivo no sentido de usarmos o conhecimento científico e a Engenharia para a geração de inovações que impactam positivamente no desenvolvimento do Brasil”, destaca a vice-diretora da Poli, professora Liedi Legi Bariani Bernucci. 

O vencedor de cada categoria será anunciado no dia 28 de julho, em local e horário a ser confirmado. Saiba mais sobre o Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) no site da Poli.

Da Assessoria de Imprensa da Poli


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.