Faculdade de Medicina recebe alunos do Winter School

Nesta quarta edição, foram selecionados para participar do programa 67 estudantes de 16 países

17/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 19/07/2018 as 15:47
A cerimônia de abertura do Winter School foi realizada no dia 16 de julho, na Sala da Congregação da Faculdade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Até o dia 27 de julho, 67 alunos de medicina participam da quarta edição do programa Winter School da Faculdade de Medicina (FM). Na solenidade de abertura do programa, o diretor José Otávio Costa Auler Junior deu as boas-vindas aos estudantes e agradeceu a participação dos professores que organizaram o curso. “É um grande prazer para todos nós convivermos com estudantes de tantos países nas próximas duas semanas. Desejo que tenham uma boa estadia em nossa faculdade e no Brasil”, disse o diretor.

O Winter School da Faculdade de Medicina é um curso ministrado em inglês, voltado a alunos de graduação na área médica da USP e de universidades brasileiras e estrangeiras conveniadas. Essa quarta edição do programa, que acontece entre os dias 16 e 27 de julho, consiste em duas semanas de atividades educacionais abordando nove tópicos: Patologia, Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Doenças Infecciosas, Psiquiatria e Medicina Física e Reabilitação. Além do programa educacional, também estão agendadas visitas ao Complexo do Hospital das Clínicas e atividades culturais e de integração.

“Esse tip0o de iniciativa é muito importante para nós. É um privilégio reunir estudantes de diferentes países para discutir e compartilhar conhecimentos sobre importantes tópicos da medicina. Espero que todos aproveitem a oportunidade e voltem para suas universidades com uma boa impressão da USP”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

Nessa quarta edição, os estudantes participam de atividades em nove grupos temáticos – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O presidente da Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, lembrou que “a Universidade está cada vez mais aberta a receber estudantes estrangeiros. Muitos de vocês foram incentivados por colegas de suas instituições que já participaram no nosso Winter School em anos anteriores. Esse é o resultado que esperamos, as instituições estrangeiras tendo cada vez mais informações sobre a USP e a Faculdade de Medicina”. Segurado proferiu a palestra de apresentação do curso.

A cerimônia de abertura contou também com a presença do pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat; da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella; do vice-diretor da FM, Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho; do diretor-executivo da Comissão de Relações Internacionais da FM, Eduardo Moacyr Krieger; do secretário-geral Pedro Vitoriano de Oliveira; além de estudantes e professores da Unidade.