Progressão da miopia é tratada na rede pública de saúde

Alto grau da doença é a terceira maior causa mundial de cegueira

 15/12/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia já é a terceira maior causa de cegueira no mundo. Já para a região asiática, ela é o maior fator da perda de visão. Em 2050, é possível que metade da população seja míope.

O professor associado do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP, Milton Ruiz Alves, explica que alguns aspectos culturais têm sido apontados como causa da prevalência da miopia em asiáticos. Entre eles,  está o grande tempo gasto pelas crianças fazendo lição de casa, muito maior do que para crianças norte-americanas ou inglesas. Além disso, o excesso de uso de smartphones contribui para a alta miopia (acima de 5 graus).

Alves explica que essa questão não é somente de países asiáticos. Nos EUA, a miopia cresceu 30% entre 1970 e 2000.

O professor comenta que a maior prevenção da doença está disponível pela rede pública de saúde: colírio com Atropina concentrado em 0,01 pode reduzir em 50% a progressão da miopia.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.