Dia do Teste do Pezinho destaca importância do diagnóstico precoce

Desde junho de 2014, todos os Estados brasileiros estão habilitados a realizar o teste

 06/06/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP
Teste do Pezinho, exame realizado em recém-nascido – Foto: Sesa via Fotos Públicas / CC BY-NC 2.0

Na quarta-feira (6), comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame realizado em recém-nascidos com o objetivo de diagnosticar precocemente doenças que causem complicações graves para o desenvolvimento do bebê. Desde junho de 2014, todos os Estados brasileiros estão habilitados a realizar o teste, tanto no sistema público como no sistema privado de saúde. Vale notar, porém, que a cobertura ainda é desigual no País. Enquanto no Estado de São Paulo atinge de 90% a 95% dos 50 mil nascidos anualmente, nos Estados do Norte e Nordeste o porcentual está longe disso.

Inicialmente, esse teste foi criado para detectar a fenilcetonúria e era realizado de forma um pouco estranha. A informação, que você pode ouvir na íntegra pelo link acima, é do professor José Simon Camelo Júnior, do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.