Após o surto de zika vivido pelo Brasil em 2015, a infecção pelo vÃrus continua a ser uma importante questão de saúde pública no PaÃs. A comunidade médica busca desenvolver estratégias de prevenção da doença. Nesse sentido, o Hospital das ClÃnicas da Faculdade de Medicina da USP está recrutando voluntários para testar uma vacina contra a zika, desenvolvida pelo Centro de Pesquisa de Vacinas do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. Â
O doutor Jorge Kalil, professor de Imunologia ClÃnica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração, conta que a doença continua a afetar pessoas e que há risco de um novo surto no PaÃs. A prevenção, nesse caso, é a forma mais eficaz de se combater o vÃrus.
Adolescentes e adultos saudáveis, entre 15 e 35 anos, e moradores de São Paulo podem se cadastrar para a pesquisa. Kalil lembra que não há risco de infecção pelo teste, já que se trata de uma vacina de DNA: sem agentes infecciosos, apenas com código genético do vÃrus para indução de resposta imunológica do organismo. O cadastro pode ser feito pelo telefone 2661-7214. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h à s 17h.
Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.