Obra traz panorama da evolução recente da agricultura brasileira

Livro apresenta análises da cadeia produtiva de principais produtos brasileiros, sua evolução e participação no PIB do País

28/05/2018 - Publicado há 6 anos
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, no campus de Piracicaba – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, Lucilio Alves e Carlos Bacha são os organizadores do livro Panorama da Agricultura Brasileira: estrutura de mercado, comercialização, formação de preços, custos de produção e sistemas produtivos”. Lançada neste mês, a publicação enfatiza, nesta primeira edição, as cadeias produtivas da soja, do milho, do algodão, da cana-de-açúcar, da laranja e do café. A obra também traz capítulos que abordam a evolução recente da estrutura produtiva e tecnológica da agropecuária, o PIB do agronegócio brasileiro e preços de terra no Brasil.

O livro evidencia como a agricultura brasileira é um campo gigantesco e repleto de oportunidades de investimento e crescimento. É sempre importante lembrar que a agricultura é um segmento fundamental do agronegócio, que, por sua vez, tem importante participação no PIB nacional, no emprego e nas exportações brasileiras.

Imagem: Reprodução/Grupo Átomo & Alínea

A obra busca preencher uma lacuna na literatura deste campo de pesquisa, especialmente em termos de estruturas produtivas, formação de preços, custos de produção, uso do solo e concorrência internacional nas principais cadeias agrícolas do agronegócio brasileiro. As evoluções históricas do uso do solo, patamares de preços de terra para diferentes atividades e a evolução do PIB trazem uma série de lições sobre políticas de forma geral. Assim, as dinâmicas apresentadas no livro podem interessar a pesquisadores de diferentes áreas do agronegócio, assim como contribuir para estudos em diversos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil.

A publicação está à venda no site da Editora Átomo (clique aqui) e em breve estará disponível para aquisição também no 56º Congresso da Sober, que será realizado entre 29 de julho e 1º de agosto, em Campinas (SP).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq