Tese de doutorado da USP é tema de debate sobre São Paulo

Na Casa Amarela, artista conversa sobre a cidade por meio de suas obras e as de outros artistas

 03/05/2018 - Publicado há 6 anos
Quadro de madeira MDF pintado com tinta a óleo (dimensão original: 50cm x 50cm) – Foto: Reprodução

Neste sábado, 5 de maio, às 16 horas, o espaço cultural Casa Amarela da Vila Romana promove o debate Vivenciar a cidade como experiência pictórica, com a artista plástica e pesquisadora da USP Taís Cabral Monteiro.

Fruto da tese de doutorado intitulada Percursos Poéticos, defendida por Taís na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP em 2017, o debate traz ao público um diálogo sobre a cidade, entendida pela artista como espaço de experimentação, imaginação e memória.

Neste sentido, serão exibidas reproduções de imagens de pinturas e fotografias sobre a cidade de São Paulo, realizadas tanto por Taís quanto por artistas abordados em sua tese, como os modernistas Alfredo Volpi e Maria Helena Vieira da Silva, e contemporâneos, como Fabio Miguez e Manuel Caeiro.

A artista

Taís Cabral Monteiro é bacharel em Pintura, mestre em Poéticas Visuais e doutora em Artes Visuais pela ECA. Seu estudo da cidade e o olhar do indivíduo sobre ela sempre foi seu objeto de estudo. Em 2009, por exemplo, Taís tornou-se mestre pela USP a partir de sua tese Cidade, Pintura: Reminiscências.

Quadro de madeira MDF pintado com tinta a óleo (dimensão original: 50cm x 50cm) – Foto: Divulgação / Casa Amarela

Oito anos depois, em 2017, deu continuidade à sua pesquisa através da já citada tese de doutorado Percursos Poéticos, em que aborda os discursos e as obras de artistas, bem como apresenta seu próprio trabalho plástico pessoal, em um livro-ensaio que consta nesta mesma tese. “O trabalho dela é lindo, fala da cidade como lugar da experiência, da memória, da imaginação e espaço processual da pintura”, afirma Janice de Piero, proprietária da Casa Amarela da Vila Romana.

Atualmente, Taís é pesquisadora no Grupo de Estudos Cromáticos da ECA e atua como docente em cursos de graduação e pós-graduação em outras instituições de ensino.

Também participou de inúmeras mostras individuais e coletivas em galerias e espaços de arte, como a Galeria Estação, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, o Paço das Artes, a Galeria Olido e o Centro Cultural São Paulo.

O debate Vivenciar a cidade como experiência pictórica acontece neste sábado, 5 de maio, a partir das 16 horas, na Casa Amarela da Vila Romana, localizada na Rua Camilo, nº 955, no bairro da Vila Romana, em São Paulo. Mais informações, acesse o site janicedepiero.art.br/casa-amarela

Para conhecer mais sobre o trabalho da artista Taís Cabral Monteiro, acesse www.taiscabral.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.