A intangibilidade do “crime digital” torna-o mais fácil de ser cometido

Especialista comenta a questão dos crimes cometidos na web e como devemos lidar com eles

 27/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Datacracia de hoje,  o professor Luli Radfahrer comenta a questão do crime digital e as dificuldades de como caracterizar essa prática. Segundo o professor, o termo “digital” não muda nada em relação à descrição de crimes cometidos na rede, pelo contrário, causa uma generalização errada do que seria um “crime digital”.

O especialista também comenta que crimes digitais são mais fáceis de serem cometidos; portanto, muitos usuários que, na realidade, não cometeriam nenhum crime, no ambiente digital muitas vezes nem sabem da irregularidade: “Piratear uma música na internet é muito mais fácil do que roubar um CD em uma loja”, comenta. Para saber mais sobre o assunto, confira a coluna completa no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.