Matemática, envelhecimento e nanotecnologia no USP Conferências

As últimas três Conferências USP deste ano discutem temas bastante presentes nos dias atuais como a necessidade de se desenvolver a modelagem matemática no Brasil, os problemas que surgirão a partir do envelhecimento da população e o potencial revolucionário da nanotecnologia.

 01/12/2011 - Publicado há 12 anos
Por

As últimas três Conferências USP deste ano discutem temas bastante presentes nos dias atuais como a necessidade de se desenvolver a modelagem matemática no Brasil, os problemas que surgirão a partir do envelhecimento da população e o potencial revolucionário da nanotecnologia. A “Conferência USP Sobre o Mar”, que também estava programada para acontecer em 2011, foi adiada para o ano que vem.

A conferência internacional de “Modelagem Matemática Computacional na Indústria” está acontecendo desde ontem, na Escola Politécnica, e termina amanhã, dia 2 de dezembro. Especialistas brasileiros e estrangeiros abordam a utilização da modelagem matemática como uma importante ferramenta para compreender e aperfeiçoar os processos industriais.

Também já está em andamento a conferência sobre o “Envelhecimento”, organizada por pesquisadores das áreas de enfermagem, odontologia, educação física e medicina esportiva da USP, com o objetivo de discutir as consequências do envelhecimento da população brasileira e a elaboração de políticas públicas que beneficiem essa faixa etária. O evento acontece entre hoje e amanhã, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Com o tema “Nanomateriais e Dispositivos”, a última conferência de 2011 acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro, no prédio Mario Covas, da Escola Politécnica. Organizada pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Nanotecnologia e Nanociências (NAP-NN) da USP e pela Agência USP de Inovação, a conferência tratará de temas científicos e acadêmicos ligados ao assunto e do papel da Universidade e do setor privado no desenvolvimento de produtos nanotecnológicos.

Todos os eventos do Programa são gratuitos, mas é necessário inscrever-se previamente. Para mais informações e inscrições, acesse o site do Programa USP Conferências.

O programa

Segundo o pró-reitor de Pesquisa da Universidade, Marco Antonio Zago, o Programa USP Conferências foi criado com o objetivo de fomentar a discussão dos grandes temas e desafios da ciência, da tecnologia e da sociedade no século 21 para além do âmbito acadêmico.

As conferências estão agrupadas em dez temáticas diferentes, distribuídas em todas as áreas do conhecimento (ciências da vida, humanas e sociais aplicadas, e exatas e tecnológicas). O programa teve início no dia 18 de agosto, com debates sobre o Ano Internacional da Química, sob o título “Química para um mundo melhor”, que contou com a participação de 11 conferencistas, sendo três ganhadores do Prêmio Nobel de Química.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.