Produtividade causa impacto no crescimento do País

O professor Luciano Nakabashi fala sobre o impacto da produtividade no Brasil e nos Estados

 07/03/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna “Reflexão Econômica” desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o impacto da produtividade sobre o crescimento do Brasil a partir de análises e estudos no Brasil e nos estados. Segundo Nakabashi, para obter a produtividade, é descontado o efeito do fator trabalho e capital. “Essa produtividade é dividida entre tecnologia, que pode auxiliar na redução do custo ou melhorar o produto, e eficiência, por exemplo, a redução da burocracia para incentivar o investimento”.

Nakabashi conta que há um consenso na economia de que a produtividade é um dos fatores determinantes para o crescimento, a longo prazo, de diferentes economias. E cita como exemplo dados dos Estados brasileiros em 1981 e 2014 que revelam queda acentuada na produtividade em São Paulo, Santa Catarina, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins e Goiás. Entretanto, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas, que apresentaram baixa produtividade relativa quando comparados com o Estado de São Paulo, por exemplo, se mantiveram com pequeno aumento ou estagnados.

O professor fala que, para melhorar essa questão, é preciso melhorias em alguns elementos. Entre eles, reduzir a burocracia para investimentos, aumentar concorrência, integrar a indústria brasileira com a mundial e leis claras e estáveis que facilitem o investimento. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.

Por: Giovanna Grepi

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.