Livro aborda história dos imigrantes espanhóis no Brasil

 04/12/2009 - Publicado há 14 anos
Por

Na próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro, a Editora da USP (Edusp) faz o lançamento do livro “Imigrantes Espanhóis na Paulicéia – Trabalho e Sociabilidade (1890-1922)”, de Marília Dalva Klaumann Cánovas, a partir das 18h30, no Auditório da Livraria da Vila da Lorena.

Segundo definição da própria autora, o livro é resultado do seu “fascínio pela temática dos deslocamentos humanos”, que aborda a presença dos imigrantes espanhóis em São Paulo, um fenômeno numericamente importante, superado apenas pelos portugueses e italianos, dando visibilidade a um grupo tão importante e ao mesmo tempo tão pouco estudado, o qual foi um forte agente na construção da “Paulicéia Desvairada”.

Este livro busca contemplar a diversidade e o impacto destas migrações que ocorreram nos séculos XX e XXI, através do resultado de pesquisa de fontes junto aos registros consulares, catalogação de matrículas, números e nomes, além de pertinentes consultas bibliográficas, mas, com a preocupação de ir além de um mero relatório de informações.

“Apresenta em cores vivas o cotidiano dos espanhóis que viveram na cidade de São Paulo. (…) resgatando o cotidiano do espanhol pobre, e também o daquele que conseguiu amealhar algumas economias e, até mesmo, a se tornar alto empresário”, destaca no prefácio do livro, a professora titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Maria Luiza Marcílio.

Com esta publicação, a Edusp inaugura a coleção História das Migrações, que expressa, em seu conjunto, as pesquisas realizadas pelo Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER), com sede no Departamento de História da FFLCH, com o intuito de criar referências para os estudos migratórios, além de produzir conhecimento e reflexão sobre o assunto.

Marília é historiadora, com mestrado e doutorado pela USP, e, atualmente, é subcoordenadora do Módulo Migrações do LEER, e com esta obra, que origina-se da sua tese de doutorado, a autora torna-se referência para quem deseja estudar ou se informar a respeito da imigração espanhola em São Paulo. A Livraria Lorena localiza-se na Alameda Lorena, 1731, Jardins, em São Paulo. Mais informações pelo telefone 11 3062 1063.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.