Conselho aprova moção sobre ações policiais nas universidades federais

Documento expressa preocupação com as operações envolvendo dirigentes universitários

 12/12/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 13/12/2017 as 17:54
Por

Na sessão realizada no dia 12 de dezembro, o Conselho Universitário aprovou uma moção em que expressa preocupação com as recentes operações policiais realizadas nas universidades federais brasileiras.

Leia, a seguir, a íntegra do documento.

Moção do Conselho Universitário

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo vem a público manifestar sua preocupação com as recentes operações policiais que culminaram na condução coercitiva de reitores, dirigentes, professores e administradores de universidades federais em diversos Estados do Brasil.

Investigações de eventuais ilícitos são sempre necessárias, mas devem se dar nos limites do Estado de Direito, sem prejulgamento da culpa dos envolvidos.

A universidade pública brasileira tem dado contribuições decisivas para o desenvolvimento da educação superior, da pós-graduação e da ciência e tecnologia.

Este Conselho espera que a comunidade universitária brasileira seja tratada com a devida dignidade. Qualquer procedimento de apuração de fatos precisa ser feito com respeito à legalidade democrática, aos direitos individuais e ao amplo direito de defesa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.