Comunicado sobre a reunião do Conselho Universitário em 8/12

Frente à informação divulgada pelo Sintusp, de que convocou seus associados para paralisação no dia 8/12, alegando o direito de greve contra a desvinculação do Hospital Universitário (HU), estimulando os servidores a causar embaraço à reunião do Conselho Universitário, repetindo episódio recente de triste memória, a Reitoria considera importante informar a comunidade universitária.

Frente à informação divulgada pelo Sintusp, de que convocou seus associados para paralisação no dia 8/12, alegando o direito de greve contra a desvinculação do Hospital Universitário (HU), estimulando os servidores a causar embaraço à reunião do Conselho Universitário, repetindo episódio recente de triste memória, a Reitoria considera importante informar a comunidade universitária sobre os seguintes fatos:

1. O motivo alegado não tem qualquer fundamento, pois a situação do HU não está na pauta do Conselho Universitário do dia 8/12;
  2. A decisão de paralisação nos moldes anunciados não encontra respaldo na legislação;
  3. Ao desrespeitar os pressupostos do direito de greve, a entidade sindical e os participantes da paralisação se sujeitam às consequências legais, inclusive o não-pagamento do dia parado;
  4. O Conselho Universitário, como instância máxima da gestão democrática na Universidade, deve ser respeitado e ter seu funcionamento preservado. É dever da Reitoria coibir qualquer forma de agressão a ele, nos termos da lei e do regimento disciplinar da USP.