USP em Ribeirão Preto produz kits de experimentos científicos para professores

Kits são feitos pelo Centro de Ensino Integrado de Química que investe em espaços interativos para estimular ensino de ciências

23/06/2016 - Publicado há 8 anos
Tabela Periódica Interativa 360º que revela os mistérios dos elementos químicos que a compõe - Fotos: Divulgação/CEIQ/FFLCRP
Tabela Periódica Interativa 360º que revela os mistérios dos elementos químicos que a compõe – Fotos: Divulgação/CEIQ/FFCLRP

.
Aulas práticas na universidade não são apenas para alunos de graduação. No Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, a presença de professores e estudantes do ensino médio e fundamental é rotina. Somente no ano passado, os espaços do CEIQ e do Departamento de Química da FFCLRP atenderam em torno de cinco mil pessoas de cerca de 120 escolas de Ribeirão Preto e região. Elas vêm ao campus da USP para realizar visitas monitoradas e participar de experimentos científicos, atividades interativas, jogos e palestras.

Um dos principais atrativos, para os professores que participam dessas visitas, é o empréstimo de coleções de experimentação para dinamizar suas aulas de química, biologia, física e ciências. Há dois tipos de kits, o do CEIQ (caixas com materiais para demonstração prática de experiências científicas) e os da Experimentoteca (que podem ser realizados por até dez grupos de alunos), criados pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos. Cada kit possui orientações sobre a sua utilização e uma proposta de perguntas a serem respondidas pelos alunos.

Fotos: Divulgação/CEIQ/FFLCRP
À esquerda, informação da Caixa de Curiosidades Químicas e, à direita, o Mapa Minérios do Brasil – Fotos: Divulgação/CEIQ/FFCLRP

.

Joana de Jesus de Andrade, coordenadora do CEIQ, conta que os professores da rede pública de ensino recebem material teórico (Caderno do Professor e do Aluno da Proposta Curricular do Estado de São Paulo) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo orientando a realização de atividades práticas, como a experimentação. Entretanto, quase sempre, eles não dispõem de equipamentos, reagentes, vidrarias ou espaço necessário para as atividades experimentais. Para atender essa demanda, a equipe do CEIQ desenvolveu os kits para demonstração de experiências. Eles podem ser emprestados aos professores por até duas semanas, podendo ser renovado o prazo, basta que solicitem pelo site ou pelo telefone do CEIQ  (16) 3315-0400.

Propostas interativas

Kit da Experimentoteca do CDCC – Fotos: Divulgação

O Centro de Ensino Integrado de Química possui ainda instalações interativas com equipamentos que colocam os conhecimentos científicos literalmente “ao alcance das mãos e de todos os sentidos”.  É o caso da “Tabela Periódica Interativa 360º” que, com mais de três metros de comprimento e dois metros de altura, revela um pouco dos mistérios dos elementos químicos que a compõe. Construída com o objetivo de ser manipulada e explorada, a tabela possui, além dos símbolos, amostras dos elementos químicos ou de suas aplicações.

Há também as “Caixas de Curiosidades Químicas” que apresentam conhecimentos sobre os conceitos químicos do cotidiano e o “Mapa Minérios do Brasil” que ilustra, com brilho e interatividade, amostras reais dos principais minérios brasileiros, fontes de importantes elementos químicos.

Complementando o espaço, está a “Sala Touch-Chem”. Ela possui monitores de vídeo com tecnologia touch screen e tablets que permitem a realização de experimentação virtual em jogos e simuladores. Além disso, a sala possui um espaço para a realização de experimentos reais pelos alunos.

Outra ação realizada pelo CEIQ para aproximar as escolas ao mundo da química é a preparação para a XIV Olimpíada Regional de Química (ORQ), que o grupo realiza todos os anos com alunos do ensino médio.

25 anos do CEIQ

Neste ano, o Centro Integrado de Química da USP em Ribeirão Preto completa 25 anos de atividades. A ideia de divulgar ciência reuniu alguns professores do Departamento de Química da FFCLRP em 1990. O foco seria estudantes de educação básica e os objetivos era incentivar o conhecimento da profissão do químico e melhorar o ensino de química em todos os níveis.

Fotos: Divulgação/CEIQ/FFLCRP
Estudantes visitam laboratório do Departamento de Química – Fotos: Divulgação/CEIQ/FFCLRP

Mas foi 1991, que o CEIQ começou a funcionar efetivamente e com apenas dois integrantes. Os projetos foram se multiplicando e hoje o grupo colhe frutos, com volume de público-alvo conquistado, novos projetos, equipamentos modernos e espaço físico em expansão.

Os ideais, adianta a coordenadora do CEIQ, continuam os mesmos: “estimular nossos alunos, seja do ensino médio, seja da graduação, a buscar conhecimento”. Joana destaca que conhecimento é condição para desenvolvimento humano, qualificação de vida, consciência cultural mais ampla.

Quanto maior é o conhecimento, continua ela, mais desenvolvemos nosso espírito crítico e reflexivo e isso “nos habilita a ler o mundo a nossa volta”. E a escola, tanto quanto a universidade, tem o papel de “habilitar nossos alunos a não serem ingênuos para as questões que o mundo nos traz e que demandam nossa análise e tomada de decisão”.

Mais informações: (16) 3315-0400, 3315-3856 ou 3315-4387; e-mail ceiqusp@gmail.com

Rita Stella/ Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto