Crônica machista desperta debate sobre assédio no trabalho

Professor da Faculdade de Direito explica como denunciar casos de assédio moral e sexual no trabalho

 15/09/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Logo da Rádio USP

Uma crônica publicada no jornal Correio Braziliense, no início da semana, foi rechaçada pelos leitores por naturalizar o assédio sexual sofrido por mulheres no ambiente de trabalho.

Na última segunda-feira (11), o Correio Baziliense publicou uma crônica que está gerando revolta pelo seu conteúdo – Fotomontagem: jornal.usp.br

No texto, o jornalista Guilherme Goulart narra como repórteres da redação — inclusive ele mesmo — assediavam as estagiárias do jornal. Após a má repercussão, a crônica foi retirada do site e o autor escreveu um pedido de desculpas, alegando que não havia se expressado bem e que sua intenção era mostrar o que as mulheres passam no ambiente de trabalho, por isso, havia criado toda a história.

O coletivo Jornalistas Contra o Assédio, no entanto, recebeu diversas denúncias de casos de assédio no jornal Correio Braziliense.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, 52% das mulheres economicamente ativas já sofreram com isso.

Para entender como a denúncia de assédio moral e sexual no trabalho deve ser feita, conversamos com o professor Antônio Rodrigues Freitas Jr., da Faculdade de Direito da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.