Lei Maria da Penha foi precedida por ampla legislação

Antes de sua criação, legislação buscava, de outras formas, garantir a segurança das mulheres

 04/10/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Em 2006, foi criada a lei 11.340, mais conhecida como Maria da Penha. No entanto, antes dela, já se buscava garantir proteção às mulheres. A partir de 2001, houve uma progressão na legislação, com a criação da Lei de Assédio Sexual no trabalho. Em 2002, foi criado o afastamento e prisão de agressores nos casos de família. Em 2003, houve a tipificação da violência doméstica e, enfim, em 2004, a lei contra a discriminação de gênero.

A professora Eunice Prudente lembra que, atualmente, existem cursos que formam os aplicadores dos direitos. Enquadram-se nessa situação advogados, delegados, juízes e promotores de justiça. A professora diz que “todos os profissionais de direito precisam de cursos e informações com as questões de gênero e respeito ao feminismo, que é justamente a política para vencer a discriminação de gênero”.


Educação e Direitos
A coluna Educação e Direitos, com a professora Eunice Prudente, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.