Campanha Setembro Amarelo abre espaço para alertar sobre suicídio

Psiquiatra do Hospital das Clínicas explica como evitar novos casos e sobre as populações de risco

 12/09/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Logo da Rádio USP
Campanha Setembro Amarelo informa sobre prevenção e estimula as pessoas a buscarem ajuda psiquiátrica – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida e, para cada vítima, cerca de dez a 20 tentativas foram feitas. A falta de informação e de discussão em casa e nas escolas é um dos fatores que dificultam a prevenção de novos casos.

Para abrir um canal de debate e evitar essa ocorrência, foi instituída a campanha Setembro Amarelo, que se estende ao longo de todo o mês e alerta profissionais da saúde sobre como prevenir o suicídio.

A psiquiatra Alexandrina Meleiro do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP explica a importância de discutir o assunto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.