Área de semicondutores e futuro da eletrônica são tema de evento

Edição do BWSP deste ano será organizada por pesquisadores da USP, trazendo o que há de mais atual na física de semicondutores

 11/08/2017 - Publicado há 7 anos
Dentre as atividades do evento ocorrerá a celebração dos 70 anos de invenção do transistor – Imagem: Classic Film via Visual Hunt

Ocorre de 14 a 18 de agosto o 18º Brazilian Workshop on Semiconductor Physics (BWSP), organizado pelos professores Luis Gregório Dias e Felix Hernandez, do Instituto de Física (IF) da USP.

O BWSP é um encontro bienal que teve início em 1983 e tem o objetivo de trazer especialistas mundiais em pesquisa de semicondutores e novos materiais para uma plateia formada de cientistas (físicos, químicos, cientistas da computação) para discutir os avanços recentes nesta área.

A edição deste ano marca o retorno do IF à organização do BWSP, dez anos após a edição de 2007 organizada pelos professores Antônio José Roque da Silva, Lucy Assali e Márcia Fantini.

Neste ano, o Workshop contará com cerca de 150 participantes, incluindo 19 palestrantes convidados vindos de várias partes do mundo.

A programação inclui tutoriais em spintrônica, materiais 2D e técnicas de crescimento de amostras semicondutoras, destinados a alunos de pós-graduação. Está programada também uma palestra especial para celebrar os 70 anos da invenção do transistor (1947-2017), na qual serão discutidos os diferentes caminhos para a indústria de microprocessadores avançar. O local é o Maresias Beach Hotel, em São Sebastião, litoral paulista.

Mais detalhes e a programação podem ser encontrados no site do evento.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.