Semana de Geografia da USP inscreve projetos de escolas públicas sobre impacto das mudanças climáticas

É possível inscrever trabalhos realizados em sala de aula até o dia 26 de maio para evento promovido pelo Departamento de Geografia; encontro ocorrerá de 21 a 25 de outubro

Publicado: 07/05/2024
Para repensar a questão das mudanças climáticas, a Semana de Geografia propõe debates, cursos e lançamento de livro – Foto: Divulgação / DWIH

.
Com o tema Justiça Climática não Basta: Vamos repensar nosso mundo, a XXI Semana de Geografia, que acontecerá de 21 a 25 de outubro, recebe inscrições de projetos de escolas públicas para serem apresentados durante o evento. O objetivo é que os trabalhos discutam a questão das mudanças climáticas a partir de uma visão crítica e geográfica, e possam ser abordados em sala de aula. Promovida pelo Departamento de Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a semana é uma oportunidade para refletir sobre o impacto das mudanças climáticas no mundo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 26 de maio pelo formulário on-line neste link.

Projeto de extensão tradicional do Departamento de Geografia da USP que ocorre há 20 anos, a Semana de Geografia traz estudantes de escolas públicas para apresentarem seus projetos (que são baseados nos temas anuais de cada edição do evento) na USP. Frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, a Semana de 2024 convida a sociedade para discutir a temática, lembrando que o problema não é necessariamente da natureza, mas sim uma consequência do modo de produção capitalista, que desenfreadamente explora os recursos naturais ao redor do globo sem preocupar-se com a preservação do meio ambiente e da vida na Terra.

A programação desta edição oferece também um curso que discute as questões relacionadas às mudanças climáticas com os pesquisadores mais renomados da Geografia USP nessa área. Os temas em debate perpassam assuntos como geopolítica do clima, produção da natureza, economia verde, educação ambiental e racismo ambiental; veja mais informações clicando aqui. Além disso, está previsto o lançamento de um livro elaborado pelos professores da rede pública, em parceria com os docentes e discentes do Departamento e participantes da Semana, que aponte novas metodologias de ensino sobre mudanças climáticas. O diferencial do livro é que essas metodologias, além de inéditas, também serão propostas a partir da realidade de quem está na sala de aula.

As inscrições para os projetos das escolas públicas foram prorrogadas até o dia 26 de maio e podem ser feitas neste link. Para saber mais sobre a Semana, acesse o site: http://semanadegeografia.fflch.usp.br.

.

*Texto adaptado de Vagner Luis Carneiro de Campos, da FFLCH USP