![20170104_Games ICMC](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170104_Games-ICMC-e1483555300576.jpg)
Estimular o interesse pela indústria de jogos eletrônicos e promover a troca de experiências entre estudantes e profissionais que já atuam neste mercado. Esses são os objetivos do Global Game Jam, evento que ocorrerá ao redor do mundo entre os dias 20 e 22 de janeiro. Uma das sedes (chamadas de jam sites) será o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Para participar, basta inscrever-se gratuitamente até o dia 15 de janeiro no site do evento.
A maratona é voltada para desenvolvedores de jogos, amadores ou profissionais, que terão a oportunidade de criar um game físico ou digital em apenas 48 horas. Esse jogo deve ser desenvolvido em grupos, definidos de acordo com o interesse de cada competidor a partir de temas preeestabelecidos. “A participação em eventos como esse agrega muito, tanto em termos de conhecimento quanto de networking, ou seja, conhecer novas pessoas do ramo, trocar contatos e fazer novas amizades”, explica Leonardo Pereira, um dos organizadores do evento.
É desejável que se tenha conhecimentos em programação, uso de engines ou habilidades artísticas. No entanto, cada participante é livre para escolher as ferramentas que irá utilizar, desde que possua licença para tal. “Jogos produzidos em jams muitas vezes acabam sendo continuados e tornam-se produtos. Empresas como a Square Enix Montréal e a EA Sports já realizaram game jams internas, visando a elevar o ânimo da equipe e angariar novas ideias”, conta Pereira. Mais detalhes sobre as regras estão no site oficial do Global Game Jam.
O evento será realizado no bloco 5 do ICMC e terá início às 17 horas do dia 20 de janeiro, com término previsto para o dia 22, às 18 horas. A edição de 2017 reunirá participantes de 93 países, distribuídos em 600 sedes. No ICMC, a maratona é promovida pelo Fellowship of the Game (FoG), grupo de desenvolvimento de jogos formado por alunos do instituto. Já o evento global é um projeto da International Game Developers Association.
Henrique Fontes / Assessoria de Comunicação do ICMC