![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170420-_00_Rock-n-Roll-2.jpg)
O terceiro número da Grad+, a Revista de Graduação da USP, traz artigos e relatos inéditos sobre experiências pedagógicas e práticas de ensino no âmbito da graduação.
O relato Animação e rock’n’roll usados para facilitar ensino de astronomia e química, que estampa a capa desta edição, descreve projetos desenvolvidos no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP voltados ao ensino e à divulgação científica, principalmente com a produção de material didático.
Em artigo, professores do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP avaliam o uso de simulações no ensino de negociações, um instrumento pedagógico tradicional na área, mas cujos ganhos são pouco investigados.
Outra produção reflete sobre o uso de aulas laboratoriais como ferramenta para a formação de geógrafos. “As aulas laboratoriais se configuram como um exercício de independência intelectual e de trabalho colaborativo, que resultam em diferentes entendimentos acerca da natureza do papel docente e discente na universidade, que valoriza a vivência acadêmica do aluno e mobiliza a aprendizagem das relações entre teoria-prática-plano, favorecendo a formação de um sujeito ativo (capaz de fazer escolhas), dialógico na relação com os outros e crítico em relação às tendências que valorizam o individualismo e a efemeridade da vida social e política”, afirma professora Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Contribuições de outras instituições também aparecem nesta edição. É o caso do artigo Blog educativo BioquímicAtiva: uma forma de vivenciar a educação em Bioquímica e sua relação com a Fisiopatologia, que fala sobre a inovação implementada no curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins.
Segundo os editores da publicação, a revista já soma, desde seu início, mais de cinquenta textos, que abarcam um conjunto multifacetado de temas e abordagens.
A Grad+ é mantida pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, com foco em professores do ensino superior, além de pós-graduandos e profissionais envolvidos na área. A edições anteriores da Grad+ podem ser acessadas gratuitamente no site da revista e no Portal de Revistas USP.
Mais informações: site http://gradmais.usp.br/, email gradmais@usp.br