![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170406_00_Ribeirao-Preto.jpg)
.
A professora Carla Ventura, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, foi selecionada para participar do Programa Líderes em Equidade em Saúde. Iniciativa da George Washington University, o programa incentiva a formação de líderes globais para fortalecer a igualdade na saúde nos Estados Unidos e no mundo.
Carla está entre os 15 pesquisadores selecionados entre 200 inscritos de várias partes do mundo. São 11 norte-americanos, um de Uganda, um da Índia e um das Filipinas, além da brasileira, com a incumbência de construir e colocar em prática conhecimentos e habilidades para realizar mudanças nos sistemas de saúde.
Durante este ano, os participantes terão que acompanhar um conteúdo on-line e ainda realizar encontros quinzenais com a apresentação de professores e dos alunos para discutir os assuntos referentes ao programa. Ainda terão três encontros presenciais, dois na George Washington University e um na University of Global Health Equity, em Kigali, Ruanda.
.
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170406_00_Carla-ventura-RP.jpg)
.
A professora conta que sua escolha para participar do projeto está relacionada com o projeto Liderança e Mobilização Social: fortalecendo a participação social, cidadania e equidade em saúde, que é uma parceria do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (Gepesades), a Liga de Direitos Humanos e Saúde (LIDiHuS), alunos de graduação, todos da EERP e, ainda, professores e alunos de uma escola de ensino médio de Ribeirão Preto.
“A proposta do projeto é formar, dentre os alunos da EERP, líderes em equidade em saúde que realizarão intervenção na comunidade, com o objetivo de formar outros líderes em equidade em saúde. Após o ano de curso, os selecionados irão participar da formação de outros líderes e comporão uma rede de pesquisadores e lideranças nesta área.”
O Programa Líderes em Equidade em Saúde é oferecido pelo Health Workforce Institute do Milken Institute School of Public Health/George Washington University, com apoio da Atlantic Philanthopies.
Mais informações: e-mail caaventu@eerp.usp.br
Stella Arengheri, de Ribeirão Preto