Pesquisadora da USP é escolhida para integrar grupo de jovens cientistas do World Food Forum

Pós-doutoranda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP foi escolhida para participar de grupo com 16 jovens cientistas que vão buscar projetos inovadores voltados aos sistemas alimentares e à sindemia global

10/05/2023 - Publicado há 1 ano
Ana Luiza Domingos, pós-doutoranda da EACH, é selecionada para o Grupo de Jovens Cientistas da WFF – Foto: Arte por Foto/WFF e Arquivo Pessoal

.
No dia 2 de maio, o World Food Forum (WFF), Fórum Mundial da Alimentação, anunciou a segunda edição do Grupo de Jovens Cientistas (YSG), composta de 16 cientistas de diversas partes do mundo. Ana Luiza Domingos, nutricionista, pós-doutoranda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Combate à Fome, foi uma das selecionadas para participar do projeto que fomenta iniciativas globais relacionadas aos sistemas agroalimentares.

A pesquisadora foi a única latino-americana designada a participar do YSG. Seu estudo é focado em temáticas relacionadas ao impacto do sistema alimentar brasileiro na sindemia global de desnutrição, obesidade e mudanças climáticas. Para Ana Luiza, as atividades do fórum são essenciais nos dias atuais: “Elas são uma oportunidade de dar voz e protagonismo aos jovens, para juntos pensarmos em soluções para os sistemas alimentares que hoje são insustentáveis e desiguais. Para mim, é estimulante estar em um ambiente internacional de muita troca de conhecimento e experiências locais”.

O grupo de jovens cientistas tem por objetivo fornecer evidências científicas e conhecimento técnico para as várias propostas do fórum global e desenvolver o Relatório Bianual dos Jovens Cientistas da WFF, que engloba questões políticas específicas de interesse para a juventude, relacionadas à transformação dos sistemas agroalimentares. A equipe terá duração de dois anos e começará suas atividades ainda neste mês.

Criado em 2021, o WFF é uma rede global independente, facilitada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo da instituição é instigar jovens inovadores a criar iniciativas para oferecer um futuro alimentar melhor para todos. O movimento tenta atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o tema central trabalhado em 2023 é A Transformação dos Sistemas Agroalimentares Acelera a Ação Climática. O fórum acontecerá de 16 a 20 de outubro, na sede da FAO, em Roma, Itália.

Saiba mais informações na página do WFF e nas redes sociais Instagram e Facebook do WFF.

.