Projetos de jovens cientistas são premiados em feira de ciências e engenharia da USP

Promovida pela Escola Politécnica da USP, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia premiou 300 projetos em sua 21ª edição; objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica

 29/03/2023 - Publicado há 1 ano
Projetos de todo o Brasil foram premiados na edição deste ano da Febrace – Foto: Divulgação/Febrace

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Mais de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior foram concedidos aos projetos vencedores da 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na cerimônia de premiação realizada na última sexta-feira, dia 24 de março. Foram apresentados os vencedores em 1º 2º, 3º e 4º lugares em sete categorias (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias), além dos projetos premiados por instituições apoiadoras e por feiras nacionais e internacionais. A lista completa dos projetos, alunos e professores premiados está disponível neste link.

Os primeiros colocados, nas sete categorias, são oriundos de oito Estados: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins (veja abaixo a relação). Além da conquista da primeira colocação, os autores desses projetos terão a oportunidade de publicar artigo sobre o projeto no Scientia Prima, publicação da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric).

A Febrace é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Os projetos foram apresentados ao público nos dias 22 e 23 de março, nas dependências do Centro de Pesquisa e Inovação da USP (Inova USP), no campus Cidade Universitária, em São Paulo. Esta edição contou com 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal. Os finalistas foram selecionados entre 500 semifinalistas, escolhidos em uma etapa anterior, feita a distância, na qual foram avaliados os 1.800 projetos inscritos. Os projetos foram julgados por professores universitários e especialistas.

Confira os dez vencedores:

Da Bahia

1º Lugar em Ciências Exatas e da Terra, com o projeto Produção de carvão ativado de Pithecellobium dulce para a remoção de azul de metileno, de Caio Nunes Santana, aluno do Instituto Federal da Bahia, no campus de Camaçari, e sua orientadora, a professora Luciene Carvalho.

Do Ceará

1º Lugar em Ciências Exatas e da Terra, com o projeto Filtro ecológico de baixo custo, para o tratamento de água, feito à base de carvão ativado proveniente da biomassa da jurema preta (Mimosa hostilis) – Projeto TAC, das estudantes Kalyne Pereira e Lauanda Lima, da Escola Estadual Professor Antonio Rodrigues de Oliveira, em Pedra Branca (CE), sob orientação dos professores Francisco Moreira da Silva e Rafael Saraiva da Silva.

De Minas Gerais

1º Lugar em Ciências Humanas, com o projeto Ilhas do conhecimento – jogo digital desenvolvido para mitigar o déficit pedagógico-cognitivo em tempos de pós-pandemia, dos estudantes Daniel Correia, Lucas Baçvaroff e Matheus Marques, do Colégio Militar de Belo Horizonte (MG), sob orientação do professor Ronaldo Tavares Gomes.

Do Rio de Janeiro

1º lugar em Ciências Biológicas, com o projeto Investigação do desequilíbrio metalômico associado ao câncer, da aluna Juliana do Carmo Godinho, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, no campus da capital, sob orientação das professoras Mariana Stelling e Ananda Bento.
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A estudante Vitória Sabrina da Silva Leite criou um sistema de coleta e armazenagem de água de chuva a partir de materiais de baixo custo – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

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Do Rio Grande do Norte

1º lugar em Ciências Agrárias, com o projeto Sistema de coleta e armazenagem de água da chuva a partir de materiais de baixo custo, uma alternativa de combate à seca no semiárido nordestino, da aluna Vitória Sabrina Leite, da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, de Mossoró (RN), sob orientação do professor Antonio Serginaldo Bezerra.

Do Rio Grande do Sul

1º lugar em Engenharia para dois projetos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS): o projeto Avaliação de processos Fenton na degradação de corantes, desenvolvido pelas estudantes Julia Renata Andreis e Marcela Casagrande de Oliveira, orientadas pelos professores Paola Del Vecchio e Sandro Marmitt; e o projeto Uso do grafeno associado à membrana inorgânica nanoporosa para o tratamento da água, de autoria das alunas Helena Moschetta e Manuela Prado Machado, com coordenação da professora Schana Andréia da Silva.
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As estudantes Isadora Ribeiro Vital, Letícia Pires Ribeiro e Anna Beatriz Gavinho da Silva criaram o aplicativo Autie de Suporte para mulheres autistas – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

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De São Paulo

1º Lugar em Ciências da Saúde, concedido ao projeto Autie: aplicativo de suporte para mulheres autistas, desenvolvido por Isadora Vital, Letícia Ribeiro e Anna Beatriz Gavinho, alunas do Instituto Federal de Suzano (SP), sob orientação das professoras Vera Lucia da Silva e Aluana Silva.

1º Lugar em Ciências Sociais Aplicadas, com o projeto Desinfopedia: primeira base de dados das fake news no Brasil e análise temática via codificação qualitativa no combate à desinformação, realizado pelos estudantes João Pedro Sassi e Pietro Quinzani, do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo (SP), com orientação do professor Francisco Tupy.

1º Lugar em Ciências Humanas, com o projeto Evasão escolar e a desumanização: um estudo à luz do pensamento de Paulo Freire, de Kamylla Gontijo de Melo, aluna da Escola Alef Peretz, na unidade de Paraisópolis, na capital paulista, orientado pelo professor Ednilson Aparecido Quarenta.

De Tocantins

1º lugar em Ciências Biológicas, com o projeto Potencial larvicida, inseticida e repelente dos princípios ativos do tucum-mirim (Astrocaryum acaule) no controle de artrópodes transmissores de arboviroses, de Gustavo Botega Serra, aluno da Escola Santa Teresinha, em Cachoeirinha (TO), e seu orientador, o professor Zilmar Timóteo Soares.

Abrangência e visibilidade

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando vocações e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição teve o patrocínio da Petrobras, Sebrae, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Governo Federal, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira mais informações no site https://febrace.org.br e nas redes sociais Facebook e Instagram.

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Com informações da Acadêmica, Assessoria de Comunicação da Febrace


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