Oficinas de astronomia marcam semana de férias em observatório da USP em Valinhos

Atividades no Observatório Abrahão de Moraes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP acontecem de 24 a 28 de julho e incluem palestras, conversas, desafios e observações dos astros no céu

17/07/2023 - Publicado há 12 meses
Foto: Divulgação/Instagram observatoriousp

.
Cinco dias de atividades diurnas e noturnas fazem o público conhecer e explorar os astros no céu durante o Férias com mais Estrelas, evento que será realizado no Observatório Abrahão de Moraes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, de 24 a 28 de julho. O observatório está localizado na cidade de Vinhedo, a menos de 80 quilômetros da capital paulista, e todas as atividades são gratuitas. As inscrições devem ser realizadas on-line neste link.

Durante o dia serão realizadas oficinas, visitas guiadas e palestras e à noite serão feitas as observações do céu com telescópios. As oficinas educativas vão fazer os participantes colocarem a mão na massa para produzir uma carta celeste (inclui montar um mapa do céu e aprender como utilizá-lo), construir um espectógrafo (instrumento astronômico que permite saber a composição química das estrelas), montar a galáxia no pote (criação de galáxias dentro de garrafinhas), o Saturno no palito (construção, pintura e decoração do planeta), além de pintar nebulosas e visitar os planetas do sistema solar que estão em escala de distância e tamanho no parque do observatório.

O evento também vai contar com a palestra A Luz dos Astros e Nós, ministrada pelo professor Ramachrisna Teixeira, diretor do Observatório Abrahão de Moraes junto a um comitê gestor, que se propõe a explicar de onde viemos e como sabemos disso.

Em Evolução Estelar o público participa de uma conversa informal e interativa sobre a formação, a vida e evolução das estrelas; e em Trivia, os participantes em grupo serão premiados conforme responderem um quiz sobre astronomia.

O evento de férias é uma extensão do projeto Noite com as Estrelas que tem visitações gratuitas para quem estiver interessado em observar parte do espaço usando telescópios. Elas ocorrem uma vez ao mês, normalmente em um fim de semana próximo à fase de quarto crescente da Lua — momento em que há um semicírculo visível voltado para oeste.

Um observatório para a ciência e o ensino

Desempenhando funções como laboratório científico e ao mesmo tempo como difusor do conhecimento através de suas atividades de ensino e divulgação científica, o Observatório Abrahão de Moraes completou 50 anos em 2022. Seu nome é uma homenagem a Abrahão de Moraes (1915-1970), astrônomo e matemático, professor catedrático da Escola Politécnica da USP e diretor do IAG-USP.

O observatório nasceu de um grande esforço iniciado nos anos 1960 com a colaboração de pesquisadores da França e da Rússia e a liderança do físico Abrahão de Moraes, com sua “incansável atuação pelo desenvolvimento da astronomia e das ciências espaciais no Brasil”, como destaca a Sociedade Brasileira de Física.

No âmbito da pesquisa, o observatório conta com uma estação meteorológica automática para medidas de variáveis hidrometeorológicas e uma estação gravimétrica – com um ponto de gravidade zero – que faz parte da Rede Nacional de Estações Gravimétricas Absolutas (Renega). Também abriga uma estação geodésica que integra o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB).

Programação do Férias com mais Estrelas

Dia 24 – 18:00 às 22:00 – Observações Noturnas

Dia 25 – 09:00 – Oficina: Carta Celeste (de 11 a 15 anos) / Visita Guiada
14:00 – Trivia (acima de 10 anos) / Oficina: Galáxia no Pote (de 05 a 10 anos) / Visita Guiada

Dia 26 – 09:00 – Oficina: Espectrógrafo (de 11 a 15 anos) / Visita Guiada
14:00 – Palestra: A Luz dos Astros e Nós (acima de 15 anos) / Oficina: Saturno no Palito (de 5 a 10 anos)

Dia 27 – 09:00 – Oficina: Sistema Solar / Visita Guiada
14:00 – Trivia (acima de 10 anos) / Oficina: Pintando Nebulosas (Livre) / Visita Guiada

Dia 28 – 09:00 – Evolução Estelar (de 11 a 15 anos) / Visita Guiada

Para fazer a inscrição nas atividades clique aqui.

O Observatório Abrahão de Moraes fica na Rua do Observatório, Fazenda Santana, cidade de Valinhos, em São Paulo. O acesso ao observatório deve ser feito por Vinhedo, pela Anhanguera, procurar a estátua do Cristo da cidade, que dá acesso à Rua do Observatório. Telefone: (19) 3856-5400. Saiba mais na página http://www.observatorio.iag.usp.br e nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram.
.