.
A ciência já compreende relativamente bem a formação de sistemas planetários similares ao Sistema Solar, em que os astros giram ao redor de um corpo esférico central. Entretanto, a explicação de como são formados sistemas planetários em cenários com duas ou mais estrelas, chamados de binários, ainda intriga os cientistas. Na edição de agosto, o boletim Dia e Noite com as Estrelas explora as novas descobertas acerca desse processo.
Visando a divulgar as novidades do mundo da astronomia de forma acessível, o boletim é produzido por alunos da USP do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA). As publicações são mensais e coordenadas por Ramachrisna Teixeira, em colaboração com Roberto Boczko, professores do IAG.
Neste mês, o boletim também traz novidades sobre o processo de formação das “exoluas”, satélites naturais que orbitam planetas fora do Sistema Solar, e sobre a descoberta de um cometa gigante, com aproximadamente 200 km de diâmetro. Na sessão Especial, o texto explora a vida de Pitágoras, filósofo grego que contribuiu amplamente para a astronomia.
As edições anteriores do boletim podem ser encontradas no site do IAG. Para receber as edições mensais via e-mail ou WhatsApp, basta se inscrever na lista de transmissão.
Mais informações sobre o Dia e Noite com as Estrelas estão disponíveis no Facebook, Twitter (@boletimdnce) ou no Instagram (@boletimdnce).
.