Blog
Museus e espaços culturais da USP têm programação especial para o Dia das Crianças
Atividades gratuitas, oficinas e espetáculos realizados nos campi da Universidade são uma alternativa de passeio para as famílias no final de semana
De fósseis marinhos a objetos históricos, a USP conta com acervos interessantes e que promovem a interação, o aprendizado e a diversão para o público infantil nos espaços culturais, centros de ciência e museus, na capital e no interior paulista. Soma-se a isso exposições, oficinas, sessões de cinema e apresentações de teatro, música e dança em atividades para celebrar o Dia das Crianças, em 12 de outubro, no próximo final de semana.
Na cidade de São Paulo, o Museu do Ipiranga e o Museu de Zoologia terão uma programação especial para comemorar a data. No interior, as atividades podem ser conferidas no Museu Republicano de Itu, na cidade de Itu, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, no Teatro Universitário (Tusp) Dioracy Fonterrada Vieira, em Bauru, e no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, em Piracicaba.
Além de atividades educativas para o público infantil, a data é um convite não só para as crianças, mas para o público em geral conhecer as instituições ligadas à Universidade. Confira a seguir:
Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga preparou uma programação especial para crianças e famílias explorarem o universo da criatividade e da história que começa no sábado, dia 12, a partir das 10h30, com a oficina Aventuras do Fazer 2: Oficina de Boneca(o)s. Os participantes poderão confeccionar bonecos personalizados em tecido cru, pintando rostos, criando vestuário e acessórios. Para além da confecção, a oficina traz questões sobre diversidade, convivência e igualdade. Conduzida pelo Coletivo Trans Sol, que ensina costura e artes manuais a mulheres transgêneras e travestis, a oficina é um espaço de aprendizado e valorização da criatividade.
A atividade será realizada no Ateliê Museu do Ipiranga (Piso Jardim), das 13 às 17 horas. Há 20 vagas e para participar, os interessados – crianças e pré-adolescentes, acompanhados pelos responsáveis – devem se inscrever gratuitamente até o dia 12 de outubro neste link.
Acontece também o Caça-detalhes, nos dias 12 e 13 de outubro. Nesta atividade interativa, as crianças serão convidadas a observar detalhes escondidos nas exposições Uma História do Brasil e Passados Imaginados, explorando curiosidades sobre a representação dos rios no cotidiano das cidades.
A atividade dura cerca de 40 minutos e serão realizadas duas sessões em cada dia, uma às 10h30 e outra às 13h30, com 10 vagas em cada. Podem participar crianças a partir de 6 anos. O ponto de encontro será o Saguão, ao lado da escadaria do museu. Para participar, é necessário apenas ter o ingresso para visitar o Museu. Os ingressos estão no valor de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) e podem ser comprados pelo site, ou na bilheteria presencialmente, a partir das 9 horas.
O Museu do Ipiranga fica na Rua dos Patriotas 20, bairro do Ipiranga, em São Paulo. Acompanhe mais informações do museu e da programação no Facebook e no Instagram.
Museu de Zoologia
O Museu de Zoologia (MZ) da USP também terá atividades especiais para o público infantil. No dia 12, acontece a Arte Animal, como parte da programação do Outubro da Bicharada. A atividade é uma oficina para que crianças de todas as idades possam colorir ilustrações de alguns animais. A oficina acontece das 10h30 às 12 horas, na Sala das Descobertas do museu. A entrada é gratuita e não há inscrição prévia.
Também no sábado, ocorre a Interação Animal – Descobrindo a beleza oculta dos insetos, um bate-papo com Johnny Ferreira e Henrique Pereira, pesquisadores do MZ, sobre a coleção de insetos. A atividade também será realizada na Sala das Descobertas e é aberta para todos, sem necessidade de inscrição.
Já no domingo, dia 13 de outubro, serão realizadas mais duas sessões da oficina Arte Animal, uma das 10h30 às 12 horas e a outra das 14 às 16 horas.
O Museu de Zoologia fica na Avenida Nazaré, 481, no Ipiranga, em São Paulo. Para saber mais, acesse o site do Museu de Zoologia neste link e acesse as redes sociais Facebook e Instagram.
Museu Republicano de Itu
O Museu Republicano terá oficinas e mediações educativas para crianças acompanhadas de seus responsáveis no sábado e no domingo, dias 12 e 13, às 14 horas. Para celebrar os 100 anos de abertura do Museu Republicano, acontece a mediação Memórias do Museu, que aborda de forma lúdica a criação do museu e de seus acervos para o público em geral.
No domingo, às 11 horas, o Serviço Educativo vai oferecer a oficina de pintura Aquarelando Miguelzinho Dutra. As crianças poderão pintar com tinta aquarela imagens que representam a obra do artista ituano do século 19, que está no acervo do museu. A iniciativa busca difundir a obra de Dutra.
Todas as atividades serão realizadas no Museu Republicano, localizado na Rua Barão de Itaim, 67, Centro, em Itu. Mais informações podem ser consultadas no Instagram do museu. Para entrar em contato, fale com o Serviço Educativo pelo e-mail edu.mrci@usp.br ou pelo telefone (11) 4023-0240, menu 3.
Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC)
O Observatório do CDCC terá uma sessão especial e gratuita para as crianças neste final de semana como parte da programação do Cine Observatório. No domingo, dia 13, ocorre a exibição do filme Zathura – Uma Aventura Espacial, às 17h30, no Anfiteatro do Observatório Dietrich Schiel, em São Carlos.
O filme acompanha a aventura de dois irmãos que são levados ao espaço sideral após encontrar um misterioso jogo de tabuleiro. A classificação indicativa é livre para todas as idades e o filme tem a duração de 110 minutos. As crianças e as famílias também serão convidadas a participar de um bate-papo sobre o filme e os conteúdos de astronomia mencionados em Zathura, além da observação do céu após a exibição do filme. A observação acontece às 20 horas, também no prédio do Observatório e os interessados devem aguardar a abertura do prédio para participar da atividade.
O número máximo de participantes para esse evento é de 40 pessoas; a depender do número de interessados, poderão ser distribuídas senhas para a palestra, entregues por ordem de chegada.
Além de Zathura, o CDCC programou mais um filme para as crianças no mês de outubro: A História sem Fim, de 1984, com 95 minutos de duração. A classificação indicativa é de 10 anos e será exibido no dia 19, às 20 horas, no prédio-sede do centro.
O Anfiteatro do Observatório está localizado na Área 1 da USP de São Carlos. O acesso para pedestres é próximo à esquina da Avenida Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Já o prédio-sede do CDCC está localizado na Rua 9 de Julho, 1227, no centro de São Carlos. Para mais informações, acesse as páginas do Facebook e Instagram, ou entre em contato pelo telefone (16) 3373-9191.
Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz
A programação dedicada às crianças no Museu Luiz de Queiroz, em Piracicaba, também faz parte da 67ª Semana Luiz de Queiroz 2024. No dia 12 de outubro, das 12h30 às 17h30, o campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP recebe o evento Raízes do Conhecimento, quando serão realizadas atividades educativas e divertidas junto aos grupos de extensão da Esalq, que abordam a sustentabilidade e a alimentação, pensando como os alimentos chegam à mesa e a importância de um solo saudável.
Das 12h30 às 13 horas, serão realizados uma atividade educativa, organizada pelo USP Recicla; bate-papo com explicações sobre a importância da conservação do solo, do Grupo Solo na Escola; apresentação sobre alimentos saudáveis, do Grupo de Extensão em Pós-Colheita; jogos gigantes e educativos, do Club da Ciência da Esalq; e a atividade Desvendando a ciência para crianças, do Laboratório de Isótopos Estáveis. A partir das 13 até as 14 horas, acontece a abertura oficial do evento com a apresentação do Coral Luiz de Queiroz, espaço de brinquedos infláveis e atividades com os grupos de extensão.
Depois, das 14 às 15 horas, haverá uma atividade de contação de histórias em dois espaços diferentes do evento, além de pintura facial feita pela equipe Papellarte para as crianças. Das 15 às 16 horas, a pintura facial e a contação de história continuam, agora com a história de Florisbela e sua conexão com a natureza. Nesse momento, será realizada também a distribuição gratuita de sorvetes e algodão doce. O encerramento do evento acontece das 17 às 18 horas.
Além das atividades, terá recepção das crianças e famílias com música. Haverá praça de food trucks com opções de alimentação no local durante todo o evento. No encerramento, será realizada também uma campanha de arrecadação de brinquedos, em parceria com o Guia Piracicaba, Exército de Formiguinhas, Conselho de Repúblicas e Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ) 2025.
O evento ocorre no Museu Luiz de Queiroz e é uma uma parceria do museu com a Esalq, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e o Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (Crecin) da Esalq. O museu está localizado na Avenida Pádua Dias, 11, em Piracicaba. A entrada é gratuita e será feita pelo portão da Engenharia, na Estrada do Monte Alegre. O estacionamento será liberado no campus.
Após o encerramento do Raízes do Conhecimento, às 18 horas, o grupo Allegro Vocale realiza o espetáculo A Pequena Sereia. O musical é inspirado na clássica história de Hans Christian Andersen, que tem como protagonista Ariel, uma jovem sereia que quer fazer parte do mundo dos humanos. Depois de fazer um acordo com a sua tia Úrsula, uma bruxa do mar, Ariel tenta equilibrar a sua vida entre a terra e o mar. Com entrada gratuita, o espetáculo tem 75 minutos de duração e será realizado ao ar livre, em frente ao Museu Luiz de Queiroz. O evento foi organizado pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq.
Para mais informações sobre as atividades do Raízes do Conhecimento, acesse a página do evento no Instagram. Já para saber mais sobre o espetáculo A Pequena Sereia e outros eventos da Esalq, acesse o site clicando aqui.
Teatro Universitário Dioracy Fonterrada Vieira (Tusp - Bauru)
No dia 12 de outubro, o Teatro Universitário da USP (Tusp) Dioracy Fonterrada Vieira, em Bauru, recebe a peça Três pratos de trigo para três palhaces tristes, às 19 horas. Idealizado pelo grupo Trupe Tópatu, o espetáculo acompanha a história da palhaça Tatah e dos palhaços Astolfo e Orelhão, que revelam os bastidores de um grande espetáculo da Trupe. No camarim, os três personagens convivem com o cansaço, a exaustão e a possibilidade de felicidade cada vez mais distante. Até que um dia, um acontecimento inesperado pode mudar a vida dos palhaços.
A peça foi uma das selecionadas do edital público, aberto a todo o Brasil, do XXI Circuito Tusp de Teatro, que busca democratizar e aumentar a pluralidade nas artes cênicas. O circuito conta com a exibição dos espetáculos selecionados e workshops nos espaços dos teatros universitários da USP no campus de Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos.
Os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes da sessão iniciar. A duração é de 50 minutos e a classificação etária é 12 anos. O teatro fica localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.
Mais informações no site do TUSP ou no Instagram.
A Casa de Dona Yayá, outro centro cultural da USP localizado no bairro da Bela Vista, na capital paulista, não terá programação específica para o Dia das Crianças, porém tem realizado no último domingo de cada mês o projeto Brinquedos e brincadeiras, destinado ao público infantil. Os educadores preparam atividades inspiradas nos modos de brincar de antigamente para estimular a criatividade e a interação. Especialmente no mês de outubro, a atividade não será realizada devido às eleições municipais de São Paulo. A próxima data para a atividade é 24 de novembro e acontece nas dependências da Casa de Dona Yayá, localizada na Rua Major Diogo, 353, no bairro da Bela Vista/Bixiga.
Para os demais museus e espaços culturais e de lazer da USP, é necessário consultar a programação nos sites oficiais.
*Estagiária sob supervisão de Thais Helena Santos
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.